Judicialização da Saúde é tema de Congresso Mineiro de Direito
O 1° Congresso Mineiro de Direito da Saúde e 3° Seminário de Judicialização da Saúde, com o tema “Interesses individuais, necessidades coletivas: o desafio de promover saúde de qualidade para todos” acontece, desta quarta-feira (14) até sexta-feira (16).
O objetivo do congresso é discutir a relação entre os direitos constitucionais do SUS, sua real aplicação, a assistência de qualidade, o financiamento do sistema, a jurisprudência e as inovações tecnológicas.
O congresso será uma oportunidade para reflexão e debate em torno das políticas públicas de saúde e sua interpretação pelos tribunais brasileiros. Em 2010, a Lei Orgânica da Saúde completa 20 anos.
A organização e promoção do congresso é uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, (TJMG), Escola Judicial, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) e Unimed-BH.
O tema oncologia servirá como eixo para os conferencistas convidados, em razão de ser objeto de numerosas ações judiciais. No congresso terão destaque a incorporação de novas tecnologias, a medicina baseada em evidências e a distribuição de competências entre os entes federativos, entre outros.
Estarão presentes o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza, a diretora geral da ESP/MG, Tammy Claret Monteiro; o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Antônio de Resende; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial, Desembargador Edésio Fernandes, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Rebelo Romanelli; o diretor-presidente da Unimed BH, Helton Freitas.
Serviço:
Evento: 1° Congresso Mineiro de Direito da Saúde e 3° Seminário de Judicialização da Saúde
Data: 14/04/2010
Horário: 19 horas
Local: Auditório do TJMG – Anexo 1
Endereço: Rua Goiás, nº 229, Centro, Belo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário