quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hélio Costa e a arte de desagradar a muita gente






Para bajular o PT e ver se eles engolem a sua candidatura ao Palácio da Liberdade, o pré-candidato Hélio Costa (PMDB-MG) resolveu bater nas administrações de Aécio Neves e Antonio Anastasia e criticou o Choque de Gestão, de acordo com reportagens divulgadas na rádio CBN e no jornal Hoje em Dia.Passados três dias, tudo que Hélio Costa conseguiu fazer foi desagradar a muita gente de uma só vez.




Senão, vejamos.1. Hélio Costa desagradou a muitos prefeitos do próprio partido dele e até mesmo do PT. São aqueles prefeitos que sempre estiveram ao lado de Aécio e Anastasia, não apenas por identidade com os avanços das suas gestões, mas também pela maneira republicana de administrar os recursos do Estado, sem prejudicar qualquer município pela escolha de um prefeito de um partido diferente.




2. Hélio Costa desagradou aos simpatizantes do PMDB, que votam em Aécio e avaliam a hipótese de votar em Hélio para governador. Se ele forçar esse eleitores a escolher, é possível que saia perdendo.




3. Hélio Costa desagradou aos apoiadores de Itamar Franco, aliado histórico de Aécio Neves. Os ataques de Hélio Costa foram feitos com base em críticas do economista Fabrício Oliveira, secretário-adjunto da Fazenda de Itamar e um dos responsáveis pela política da moratória da dívida de Minas. Ou seja, usou um colaborador de Itamar para falar mal de Aécio.




4. Hélio Costa desagradou à imensa maioria do eleitorado mineiro, que dá ao Governo Aécio Neves recordes de aprovação popular.Em resumo, a estréia de Hélio Costa como oposicionista em Minas foi desastrada. Ele teria se saído melhor se trilhasse o que o petista Fernando Pimentel já apontou, isto é, ocupar um lugar como “pós-Aécio” e não “anti-Aécio”. Ninguém é “anti” alguém que tem 90% de aprovação popular. Vide o caso de José Serra, que percebeu isso muito bem, no plano nacional.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...