segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


Força Tarefa Contra a Dengue Fomenta Preservação Ambiental em Sabará



Latas, garrafas pet e pneus. Antes potenciais criadouros para o mosquito vetor da dengue agora se transformam em insumos para a produção de vassouras e peças artesanais que beneficiarão duplamente a população de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente, o município destina os materiais recolhidos pelo Dengue Móvel para cooperativas e centros de reciclagem locais.


“Estamos unindo a mobilização contra a dengue com a preservação ambiental do município”, avalia o geógrafo e analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Sabará, Richardson de Oliveira. Em novembro, foi realizado o 1º Fórum Ambiental de Sabará, no qual se mostrou fundamental o papel da reciclagem para evitar a degradação ambiental. “Além de gerar renda, a atividade de reciclagem fortalece trabalhos intersetoriais como o que estamos vendo na Força Tarefa”, analisa o geógrafo.


Na cooperativa de reciclagem dos aposentados de Minas Gerais (Uniapomg), as garrafas pet, recolhidas pelo Dengue Móvel, são convertidas em vassouras recicláveis.  Fundada em 1997 por ex-funcionários da Belgo Mineira - atual Arcelor Mittal - a cooperativa luta pela preservação ambiental, unindo o apoio da comunidade e a necessidade de gerar utilidade para os materiais.


Para o presidente da Uniapomg, Antônio Marcelino, a Força Tarefa está contribuindo muito para o reconhecimento da cooperativa como instrumento de desenvolvimento sustentável. “A dona de casa que se desfez de suas garrafas pet vai poder usá-las novamente para varrer sua casa. Acho que assim as pessoas acabam tendo uma visão global do que é o processo de reciclagem”, afirma.


Importância ecológica

Atualmente, a Uniapomg conta com 60 colaboradores registrados, a maioria aposentados que colaboram com a cooperativa na produção artesanal. A cooperativa ainda gera renda para os recolhedores, que fornecem mensalmente, em média, 90 mil garrafas pet, suficientes para a produção de três mil vassouras recicláveis.

Embora a cooperativa normalmente não trabalhe com alumínio, está sendo realizada uma rede colaborativa para reciclagem das latinhas com destinação da renda para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Sabará (Apae-Sabará).

O aposentado José Rodrigues, de 69 anos, está na Uniapomg desde sua fundação e percebe uma evolução na consciência ambiental da população. “No começo éramos visionários, mas agora acho que todos já estão percebendo que o nosso trabalho tem uma importância ecológica”, conta.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...