segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chuvas isoladas podem chegar a BH e região metropolitana nesta semana

Previsão vale até o fim de semana; calor deve continuar, com temperaturas na casa dos 30º C, apesar de já estarmos oficialmente na temporada de chuva


A meteorologia prevê dias mais quentes com possibilidade de chuvas fracas e isoladas para Belo Horizonte e região metropolitana. Conforme o Instituto Tempo Clima PUC Minas, a maior incidência de chuva deve acontecer entre a próxima quinta (6) e o sábado (8).
"Os dias serão de céu parcialmente nublado, com temperatura média de 30º C, e índice de umidade relativa do ar variando entre 30% e 40%", disse o meteorologista Dayan Diniz.

Em Minas Gerais, nas últimas 24 horas, maiores volumes de chuva foram registrados nas regiões Centro-Sul, Oeste, Campos das Vertentes. O destaque foi para o Triângulo Mineiro, com 48,4 mm em Uberlândia; e o Sul, com registro de 31,2 mm em Maria da Fé. Para o Estado, até sexta (7), as temperaturas devem sofrer ligeira elevação, com pouca possibilidade de chuva. Mesmo assim, até quarta (5), são esperadas pancadas de chuva localizadas para as mesmas regiões Centro-Sul, Oeste, Campos das Vertentes e, novamente, com destaque para o Triângulo e Sul de Minas.

Nesta última região, um temporal destelhou casas e derrubou árvores na cidade de Nepomuceno. O ribeirão Lagoinha também transbordou, inundando algumas ruas do centro. Conforme Dayan, o contraste térmico pode ser responsabilizado. "O que aconteceu nessa cidade se deve a temperaturas muita altas somadas à umidade elevada disponível, o que provoca chuvas de curta duração, mas de grande intensidade e com rajadas de vento", explicou.

Transição

Ainda segundo o Instituto Tempo Clima PUC Minas, ainda estamos em um período de transição, mas pode-se considerar que a temporada de chuva teve início, apesar de os maiores volumes estarem previstos para dezembro e janeiro. Contudo, ondas de calor ainda estão previstas, com variação de 4° C entre um dia e outro.Isso ocasiona áreas de instabilidade em todo Estado, com chuvas fracas e localizadas, com exceção para o extremo Norte e parte dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

"Em outubro choveu 123 mm, a media esperada para o mês, mas não de forma distribuída. Pancadas foram registradas somente a partir do dia 20, com destaque para o dia 21. Depois voltou a chover no dia 26, aí, até o fim do mês",  concluiu Dayan.

Defesa Civil

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, quatro municípios de Minas foram afetados por temporais, mas apenas Carangola, na Zona da Mata Mineira, declarou situação de emergência em razão da chuva de granizo que atingiu a cidade no último dia 27. O boletim informa ainda que não há desabrigados ou desalojados, mas que 300 casas foram destelhadas.

Por conta da seca, 168 cidades mineiras ainda estão em situação de emergência.

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/chuvas-isoladas-podem-chegar-a-bh-e-regi%C3%A3o-metropolitana-nesta-semana-1.941612

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...