segunda-feira, 15 de abril de 2019

Cuidado com o Golpe da Gincana de programas de TV




Seguindo as orientações de se evitar os famosos golpes do 171, neste texto abordaremos outra pratica bastante comum cometida por bandidos que querem se dar bem em cima da inocência e até mesmo da ganancia alheia. Afinal de contas estes golpes são aplicados geralmente àqueles que são desprovidos de maldade e principalmente, aos que querem ter vantagens.

Como nos textos anteriores, peço que não critiquemos aos que caem nas arapucas do delinquente, pois todos estão sujeitos a caírem na lábia, pois a verdade que a grande maioria das pessoas tem seu grau de inocência, como seu ápice de ambição, onde quer se “dar bem” sem muito esforço, por isso, vamos respeitar e buscar repassar essas infames.

Neste texto vamos abordar um golpe muito comum, que é o golpe da gincana dos programas de TV. Quem acompanha os inúmeros quadros dos programas televisivos, veem acontecer muitas gincanas e vários prêmios sendo sorteados, porém, os amigos e amigas devem ficar atentos e buscar ter um senso crítico, ou seja, puxar pela memória, como por exemplo: “será que eu já me inscrevi alguma vez para algum programa?” e ficar atento, quando alguém vier com alguma proposta do tipo, ou seja, que você ganhou algum premio da tv ou é convidado a participar de alguma gincana ou algo do gênero, primeiramente, pegue o nome da emissora, pois geralmente as grandes emissoras tem correspondente em todo Brasil e principalmente afiliadas espalhadas por todo o país, e quando há alguma programação neste aspecto, as afiliadas são avisadas e até mesmo contribuem para agilizar todo o processo.

Por isto se de fato acontecer com você, telefone ou vá pessoalmente a afiliada e levante informações inerentes, afinal de contas é de interesse da emissora saber ser há alguém se utilizando da sua marca para cometer crimes.

E NUNCA SE ESQUEÇA, NINGUÉM É ASSIM TÃO BONZINHO QUE FICA DANDO E OFERENDO DINHEIRO E PRÊMIOS DE GRAÇA SEM ALGUM RETORNO.
Geralmente este crime é cometido por detentos com o objetivo de arrecadar créditos de celular. Neste golpe, o criminoso envia uma mensagem de texto dizendo que a pessoa acabou de ganhar um carro, uma casa ou algum eletrodoméstico e que para receber o bem basta seguir as instruções contidas na mensagem. Quando a vítima compra o crédito de celular, o golpista oferece novos prêmios em troca de mais créditos.

A orientação neste caso é que as pessoas saibam que programas de televisão não realizam gincanas através do telefone nesses moldes.
Desconfiar, sempre que receber uma promoção ligada à recarga de celular e depósitos bancários.

E caso for vítima de golpe, procure imediatamente a delegacia.
NÃO DEIXE SEUS DIREITO PARA LÁ, LUTE POR ELE.

Marcelo Passos
Advogado

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Fim da ditadura partidaristas nas eleições




É interessante algumas normas que resiste ao tempo e que de certo modo confronta com a ideia de democracia, como o caso das eleições no Brasil. Veja por exemplo, qualquer cidadão é livre para se candidatar a um cargo eletivo, mas desde que obedeça a algumas normas básicas. Porém, dentro deste universo constitucional há a previsão de que qualquer um pode manifestar livremente suas ideias, desde que não fira o direito do outro. E dentro desta tal liberdade, diz o Estado Democrático de Direito, como o Brasil, em seu art. 1º, V, CF/88, que é permitido o pluralismo político, ou seja, segundo a “lenda” constitucional, qualquer um pode defender a sua ideia ideológica. E coloca-la em pratica? Pode?
Agora, segundo a própria constituição no seu art. 14,§3º CF/88, para você se candidatar a um cargo público terá que preencher alguns requisitos, como ser obrigado a se filiar a um partido político, ou seja, você pode ter todas as aptidões legais e ideias transformadoras, mas se não for filiado a ditadura partidária, você é barrado, isto é, não poderá se candidatar.
E então? Aonde está a ideia do pluralismo político? E se nenhuma das filosofias pregadas pelas agremiações hoje existentes não representarem os seus ideais? Sinto muito, se você quer se candidatar, então você será obrigado a entrar no jogo, se filiar e seguir a cartilha ditatorial ao qual você não fez parte da elaboração, como não poderá chegar e querer mudar o curso do partido assim tão facilmente, e sabe porquê? Porque você teria que seguir um rito burocrático ao qual alguém certamente barraria alguma ideia se por um acaso contrariasse o “idealismo partidário” e assim sua voz silenciada, pois todo partido tem o seu ditador de estimação.
E caso for eleito, você acha que terá liberdade? Sinto muito te dizer, você terá que seguir as diretrizes ideológicas particulares do partido em detrimento ao interesse público. E se por um acaso as suas ideias, segmentos, votos e discurso for confrontante as convicções partidárias, sabia que você poderá até perder o cargo? Mesmo que seja em defesa da população? Pois as siglas legislam em causa própria, e a lei ainda prevê que se você for eleito para algum cargo proporcional e andar na contramão dos interesses partidários, a infidelidade partidária te pega e poderá até te destituir do cargo, pois segundo segue as cartilhas, o cargo que você possa vir a ocupar é do partido. E isto mostra que, se alguém quiser de fato voar livremente, logo terá suas asas podadas, e enquanto isso a vontade popular que foi expressa pelo voto democrático perde sua total soberania.
Agora, que liberdade e pluralismo é este? Porque não podemos ter a liberdade de candidatar livremente e ter as ideias defendidas sem restrição e sem ter que pertencer a um partido político?
Mas sabe qual é problema disto tudo, é a injusta especulação pelo poder a todo o custo em desfavor da população, usam do poder para fazer seus jogos imorais. E o resultado disso tudo? Corrupção. E a corrupção leva o que? A falta de educação, saúde, saneamento básico, segurança, emprego, meio ambiente e assim por diante, ou seja, a fragilidade de todos os direitos fundamentais.
Contudo, os dados apontam que no mundo apenas 20 países, e é claro o Brasil, exigem a filiação partidária ao pleiteante a algum cargo político, sendo que na maioria das nações, permite-se, quando não ampla liberdade a candidaturas avulsas, autorização parcial ou ausência de proibição a independentes.
Já passou de hora de permitir a candidatura livre, pois se querem realmente fazer algo de útil a população, deixe a população ser livre de verdade.
E para falar a verdade, nenhum partido politico tem credibilidade popular. Você mesmo, acredita em algum partido????

Marcelo Passos
Advogado.

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...