quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

 


Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente tem suas respectivas ideologias.

Porem, em se tratando da coletividade é muito importante haver o equilíbrio das ideias a se evitar abusos e decisões autoritárias, como é importante haver a situação e a oposição em nome da democracia na busca pelo senso comum.

Entretanto, a citação acima é interessante na escrita, mas muito distante da realidade ideal que vivemos no mundo, ou seja, a falta do equilíbrio e da justiça social principalmente em nosso País.

Cada lado ao invés de buscar o senso comum, buscam impor na sociedade os seus ideais sem a menor consideração, isto é, o egoísmo pelo poder se sobressaindo aos interesses de uma nação. Afinal, as necessidades de uma gente como saúde, alimentação, segurança, emprego, saneamento básico, educação, meio ambiente não se mede pela direita ou esquerda, e sim de uma urgência completa. Ou seja, a busca desenfreada pelo poder a primórdios tem passado como um rolo compressor sobre a sociedade.

Todavia, tenho a convicção de que todos os lados tenham excelentes ideias, mas na sua maioria acabam se esbarrando nos interesses sórdidos de um agrupamento limitado pelo poder em detrimento as necessidades coletivas.

E adentro a uma crítica pontual, até hoje não vemos notícias de que a esquerda e ou a direita de maneira isolada resolveu todos os problemas de uma determinada nação, pois sempre faltou e ou falta algo a mais, e por quê? O egoísmo pelo poder.

De certo que há países em que os serviços públicos funcionam de maneira exemplar e avançada, agora, voltando-se para nossa pátria vemos que ao longo de sua historia a busca pelo poder foi o maior objetivo de que atender e as necessidades sociais. Entendendo que o nosso país é muito abastado, e se não fosse essa postura desfreada, acredito que seriamos uma pátria muito mais desenvolvida.

Mas quem sabe as coisas não mudam e a utopia se torna real?


Marcelo Passos

Advogado.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Muito se fala, mas você sabe o que é inflação?

Você provavelmente ouve todos os dias no jornal, na rádio ou na internet notícias sobre a inflação. Mas o que de fato ela representa?



Em uma definição formal, a inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços no mercado. Talvez você já deva ter ouvido que, por conta da diminuição da inflação, os preços também estão caindo. Isso é uma meia verdade.

A diminuição da inflação indica que os preços em geral ainda estão crescendo, mas a uma velocidade menor. Na verdade, só é possível observar uma queda generalizada dos preços em um cenário de deflação.

Outro ponto importante para compreender a inflação é saber que não existe somente um único índice para medir o aumento dos preços. O mais utilizado é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acompanha a evolução dos preços de moradia, alimentação, saúde, transporte, entre outros itens.

Entretanto, existem diferentes índices que mensuram os preços de outros bens, como o IGP-M, que mede os preços gerais do mercado e serve como referência para a correção de preços e valores em contratos.

E como a inflação impacta o seu cotidiano? Além, obviamente, dos preços estarem aumentando e o seu poder de compra diminuindo, conhecer as taxas inflacionárias pode te dar uma vantagem ao se programar para compras futuras.

Mas cuidado, os preços não sobem ou descem de maneira uniforme entre todos os produtos. Já houve situações, por exemplo, em que havia um cenário de deflação geral, mas ainda assim o preço da gasolina subiu.

Isso acontece pois os índices são calculados como uma média ponderada de vários bens, ou seja, alguns preços podem estar subindo e outros caindo.


Fonte: https://econsult.org.br/blog/o-que-e-inflacao/?gclid=EAIaIQobChMI9IuJzuiW7gIVCw6RCh2dsAeNEAAYASAAEgLyhfD_BwE


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

GRANDES E VITORIOSOS CAMINHOS

...

Vocês sabiam que Charles Darwin era considerado por seus mestres como uma pessoa intelectualmente abaixo do padrão médio? No entanto, foi o criador da Teoria da Evolução, um dos principais mananciais da revolução do pensamento.

Que Thomas Edison foi desacreditado e desanimou? Como também seus professores diziam que era “burro” demais para aprender? No entanto, criou a lâmpada elétrica incandescente e o gramofone.

Que Albert Einstein encontrou dificuldades até os tempos de faculdade, onde ouviu de um professor que ele devesse abandonar os estudos? E que somente conseguiu falar pela primeira vez aos quatro anos de idade e era descrito como lento e perdido em seus sonhos.? No entanto, foi o responsável por várias descobertas da física e autor da Teoria da Relatividade.

Que Walt Disney foi demitido de seu trabalho em um jornal por sua “falta de imaginação e boas ideias”? Ele trabalhava como ilustrador de anúncios publicados nas páginas do veículo. No entanto, criou um império no mundo do entretenimento ganhando o mundo com sua criatividade e que até hoje encanta o mundo com suas obras originarias de suas ideias.

Pois bem, estas são passagens de alguns dentre um universo de famosos e anônimos que foram desacreditados por uns, mas que não os desanimaram, ao contrário, acreditaram em si mesmo e deram a volta por cima sem ter que se vingar e ou prejudicar quem um dia fechou-lhes as portas, estes seguiram em frente acreditando em si e venceram por si e construíram verdadeiros impérios que nos ajuda e muito no dia a dia e que acompanharão as futuras gerações.

Por isso amigos e amigas, não creem que uma rejeição seja ela qual for seja um sinal para parar e desistir de tudo e com seus sonhos, siga em frente, estude, esforce-se, creia em você, no seu potencial, creia em Deus, inove, se invente, se reinvente, pois se suas buscas são voltadas para o bem, não importa quanto tempo possa levar para a constituição do seu sucesso, faça sempre o seu melhor e supere a si mesmo.

Marcelo Passos


...

 

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...