quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BH Pode Usar Combustíveis Alternativos para diminuir Emissão de Poluentes



Reduzir a emissão de poluentes dos transporte coletivos na capital mineira foi o tema de outro evento ocorrido nesta terça-feira, o seminário O uso de biocombustíveis no transporte público de Belo Horizonte. Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o debate buscou mostrar alternativas adotadas em outros países, que usam combustíveis alternativos e menos agressivos ao meio ambiente no transporte coletivo público. "Estocolmo, na Suécia, tem a maioria dos seus ônibus circulando com etanol importado do Brasil", informa o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Vasco Araújo.




A maioria da frota do transporte público em Belo Horizonte usa óleo diesel como combustível básico, que inclui a adição de apenas 5% de biodisel. A cidade conta com 310 linhas municipais responsáveis pelo deslocamento diário de 2.854 ônibus, que fazem 25.166 viagens diárias.




Há ainda o transporte suplementar, com uma frota de 289 microônibus, além de outras 13 linhas, com 32 veículos, que atendem vilas e favelas. "São 3.175 veículos despejando poluentes atmosféricos que vão parar nos pulmões da população," disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Nívio Tadeu Lasmar. "Apesar de ser o maior produtor mundial de etanol, o Brasil está atrasado na busca de soluções em relação ao resto do mundo, no que se refere à utilização do biodisel", completou o secretário.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...