quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Minas é Pioneiro na Implantação de Florestas Modelo no Brasil



Minas Gerais manteve a preponderância nacional na implantação de florestas modelo em 2010. Embora a representação oficial do Brasil junto à Rede Ibero-Americana de Bosques Modelo tenha passado ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Estado permanece como o único do país a possuir projetos na área, tendo dois já implantados: o do Cerrado e o da Mata Atlântica.

Em reunião da Rede Ibero-Americana de Bosques Modelo realizada no dia 19 de novembro de 2010 na cidade de Pereira, na Colômbia, foi aprovada uma moção de reconhecimento da excelência do trabalho realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) desenvolvido nas Florestas Modelo de Pandeiros e da Mata Atlântica. O reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido em Minas Gerais foi atestado pela visita do representante da Rede Internacional de Bosques Modelo, o canadenses Richard Verbinsky, e do integrante da Rede Ibero-Americana, o costarriquenho Fernando Carrera, à Floresta Modelo do Pandeiros, em agosto de 2010.



A visita foi posterior à realização do Seminário Conhecendo Florestas Modelo e a reunião das Redes Internacional e Ibero-Americana de Florestas Modelo ao Brasil, em São Lourenço, no Sul de Minas. Na oportunidade, 33 representantes de 15 países das três Américas, Caribe, África e Europa conheceram o trabalho que vem sendo realizado com o apoio do IEF para estimular a conservação e uso sustentável dos recursos naturais na região Sul do Estado, que está inserida na Floresta Modelo da Mata Atlântica.



Em ofício enviado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o presidente de Rede Ibero-Americana de Bosques Modelo, Ronnie de Camino Veloso, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Minas Gerais com apoio da Rede. “Os integrantes da Rede tomaram conhecimento da conclusão, por parte do IEF, do convênio de suporte às políticas de desenvolvimento sustentável praticadas nas duas florestas estabelecidas, e reconhecem a excelência dos trabalhos que são desenvolvidos para a consolidação das Florestas Modelo Pandeiros e Mata Atlântica”, destacou.



Na reunião em São Lourenço, foi aprovada a transferência da representação no diretório da Rede ao governo federal, que já apresentou a proposta de criação de uma floresta modelo no Acre. “A medida foi uma correção que já deveria ter acontecido e Minas Gerais, que iniciou o trabalho com bosques modelo no país, manterá seu assento como gestor das florestas existentes”, afirma o analista ambiental do IEF e representante de Minas Gerais na Rede, José Medina da Fonseca. 



As florestas, ou bosques, modelo têm a finalidade de promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos florestais, incentivando as comunidades locais ao uso sustentável desses recursos, desenvolvendo atividades produtivas, educativas e de pesquisa. O modelo surgiu no Canadá na década de 1990 e foi trazido ao Brasil em 2005 quando Minas Gerais teve os bosques de Pandeiros e da Mata Atlântica reconhecidas pela Rede Ibero-Americana que reúne, atualmente, 13 países da América Latina, Caribe e a Espanha. Em todo mundo, existem 60 florestas modelo em 30 países. 

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...