segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mineiro Coleciona Discursos de Políticos


Discurso que Tancredo Neves leria no dia da sua posse, em março de 1985, que acabou nunca ocorrendo, pois ele adoeceu na véspera e faleceu 39 dias depois, é uma das preciosidades guardadas por Eduardo Afonso, de 58 anos.

Desde cedo um apaixonado por coleções, história e política. Mineiro de Araxá, Eduardo Afonso coleciona, desde a década de 1970, tudo que tem a ver com política, principalmente campanhas eleitorais.

Parte desse acervo está guardada em sua casa, em Uberlândia, onde vive há 40 anos. Tem de tudo: discursos, santinhos, programas de governo, camisetas, manuais e vídeos de campanhas, cartazes, jornais e jingles

''No primeiro momento, isso é apenas um material de campanha, mas, com o passar do tempo vira documento e, na maioria das vezes, raro. Desde 1978, vivo intensamente todas as eleições e também movimentos, como luta pela democracia, anistia, volta dos exilados, diretas, eleição de Tancredo pelo colégio eleitoral, sempre acompanhando tudo de perto, com o cuidado de documentar o que estava acontecendo'', conta Afonso.


De disputas antigas, ele tem o material usado pela campanha de Jânio Quadros, em 1962, até hoje conhecido pelo uso de uma vassourinha como símbolo. Essa documentação ele ganhou de presente.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...