segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governador Antonio Anastasia visita centro tecnológico da Índia


O governador Antonio Anastasia cumpriu, nesta quarta-feira (12), o primeiro dos dois dias de compromissos oficiais que terá em Bangalore, centro tecnológico conhecido como o Vale do Silício indiano. Anastasia foi recebido pelo governador do Estado de Karnataka, do qual Bangalore é a capital, Shri. Hans Raj Bhardwaj. Na sede do governo estadual, além da recepção de cortesia, os dois conversaram sobre as atividades econômicas comuns às duas regiões e as possibilidades de intercâmbio de investimentos entre elas.

À tarde, a comitiva oficial do Governo de Minas reuniu-se com a diretoria da Beml Ltda, empresa sob a coordenação do Ministério da Defesa indiano que atua na fabricação de máquinas pesadas e equipamentos para mineração, construção, veículos para a área de defesa e aeroportuária, além de ser o maior fabricante de vagões e infraestrutura para trens e metrôs da Índia.

“A mineração já é um grande mercado para nós no Brasil, uma vez que produzimos veículos que não existem no país para operação em minas e condições adversas. Queremos desenvolver projetos para participar das concorrências que se abrirão em outras frentes, principalmente na área de trens urbanos e metrô”, afirmou Natarajan.

Conglomerados industriais

O governador Antonio Anastasia visitou, na terça-feira (11), dois grandes conglomerados multinacionais indianos, com forte atuação em diferentes setores econômicos e investimentos em vários países do mundo. Esses encontros estão incluídos na série de reuniões de negócios que terá durante a visita oficial que faz à Índia até a próxima semana.

O primeiro encontro foi com diretores do Aditya Birla Group, controlador da Hindalco, empresa que adquiriu, em 2007, a Novelis, maior produtor mundial de alumínio. A Novelis conta com três unidades no Brasil, uma delas em Ouro Preto, onde desenvolve o todo o processo industrial - da extração de bauxita à produção de alumínio primário. Com 130,6 mil empregados, o grupo atua em áreas como mineração, energia, eletricidade, cimento telefonia móvel e química.

Anastasia destacou as oportunidades que se abrem no Brasil e em Minas Gerais, principalmente na área de grandes projetos de infraestrutura, com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. “São importantes eventos, que movimentam a economia de todo o país e Minas Gerais também terá obras significativas em diversos setores”, resumiu o governador.

Bharat K. Singh, presidente do Conselho de Serviços do Aditya Birla Group, confirmou a intenção de diversificar os investimentos do grupo no Brasil, ressaltando principalmente os mercados de cimento e mineração. “Sabemos que o Brasil atravessa um momento de evolução econômica e gostaríamos de atuar conjuntamente com os governos do país para termos a possibilidade de desempenhar um papel, dentro de nossas atividades, nesse crescimento”, afirmou ele.

Essar Group

O segundo grupo a se reunir com a comitiva oficial do Governo de Minas foi o Essar Group, que atua nos setores de siderurgia, energia, alimentação, comunicação, portos e construção civil.

O CEO da Essar Steel, braço siderúrgico do grupo, Malay Mukherjee, confirmou durante o encontro que a intenção do grupo é buscar oportunidades de investimento no Brasil, país onde ainda não atua.

Tanto na área de construção – programas habitacionais, aeroportos, estádios -, quanto no setor de petróleo e gás, Mukherjee disse haver oportunidades de trabalhar juntamente com o governo mineiro. E prometeu, para breve, uma visita ao Estado.

Ratan Tata

Na noite de segunda-feira (10), o governador Anastasia foi recebido, em um jantar, por Ratan Tata, presidente do Tata Group, que Anastasia visitara mais cedo. Os dois conversaram sobre a presença do grupo no Brasil e as possibilidades para incrementar os investimentos em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...