domingo, 18 de dezembro de 2011

Lacerda é líder e venceria no primeiro turno em um cenário





O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), é o líder da pesquisa eleitoral realizada pelo InstitutoDataTempo/CP2, entre os dias 10 e 15 de dezembro. Ele está na ponta em todos os cenários, mas, em um deles, obtém mais de 50% das intenções de voto, o que implicaria vitória já no primeiro turno.

O cenário em que Lacerda tem pior desempenho é o primeiro, quando todos os possíveis pré-candidatos estão presentes, ainda que um mesmo partido tenha mais de um nome na lista. Nessa situação, ele aparece com 27,8% e o ministro de Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT), tem 18,3% da preferência do eleitorado. O deputado estadual João Leite (PSDB) fica com 11,0% e é seguido de perto pelo ex-ministro Patrus Ananias (PT), com 10,9%. Dois peemedebistas aparecem em seguida empatados tecnicamente: o ex-ministro Hélio Costa (5,6%) e o deputado federal Leonardo Quintão (5,4%).

No segundo cenário, sem os nomes de Pimentel, Patrus e Costa, Lacerda tem 39,7% das intenções de voto. Nenhum dos outros candidatos alcança 20% da preferência do eleitorado. Quem mais se aproxima é o tucano João Leite, com 18,9%. No terceiro cenário, substituindo Quintão por Hélio Costa como nome do PMDB, o prefeito da capital tem 37,7%, e João Leite, 18,8%.

Já no quarto cenário, voltando com Leonardo Quintão e inserindo Fernando Pimentel, Lacerda registra 31,2% das intenções de voto. Nessa situação, Pimentel fica em segundo lugar, com 20,8%. No quinto cenário, substituindo Pimentel por Patrus Ananias, Marcio Lacerda alcança 35,9% da preferência.

No sexto cenário, sem os nomes do atual ministro e dos ex-ministros e substituindo Quintão pelo senador Clésio Andrade, que vai se filiar ao PMDB, Lacerda é o escolhido por 41%, e João Leite volta para o segundo lugar (23,4%). No sétimo cenário, voltando com Quintão em lugar de Clésio e substituindo João Leite pelo deputado federal do PSDB Rodrigo de Castro, o prefeito obtém 45,9%. O peemedebista assume o segundo lugar pela primeira vez.

No oitavo cenário, sem um candidato tucano e sem o ministro e os ex-ministros, Lacerda cresce nas intenções de voto e chega a 49,2%. Quintão tem 14,8%.

No nono e último cenário, sem candidato tucano, sem candidato do PT (o vice-prefeito Roberto Carvalho é retirado da lista), Lacerda tem seu melhor desempenho e ganharia a eleição no primeiro turno, com 51,3% das intenções de voto.

Dados
DataTempo/CP2. Foram feitas 900 entrevistas, entre 10 e 15 de dezembro, com diversas faixas de renda, escolaridade e idade, em todas as regiões da capital. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...