quinta-feira, 24 de abril de 2014

A vida por um fio: Motorista de ônibus atira em adolescente em BH

Incidente aconteceu próximo ao Complexo da Lagoinha; após discussão, adolescente desceu do ônibus e pegou um táxi para seguir o coletivo

Um motorista de ônibus é suspeito de atirar contra um adolescente após uma discussão entre os dois na tarde desta quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Militar (PM), o incidente aconteceu próximo ao Complexo da Lagoinha.

Segundo relatos, um adolescente de 17 anos teria embarcado em um ônibus da linha 3503 (Santa Terezinha/São Gabriel) próximo ao Shopping Del Rey, no bairro Caiçara, aparentando estar sob o efeito de drogas. Durante o trajeto, ele teria chamado o motorista para conversar várias vezes, o que motivou uma discussão. O menor desceu do ônibus na avenida Carlos Luz, onde teria pego um táxi para seguir o coletivo.

De acordo com a PM, de dentro do carro, ele teria feito gestos com a mão que simulavam uma arma e apontado para o motorista. Próximo ao Complexo da Lagoinha, o adolescente desceu do táxi e começou a mexer na roupa, próximo à cintura, simulando estar armado. Neste momento, o motorista do coletivo parou o veículo, desceu, sacou uma arma e atirou na direção menor. O tiro não atingiu o adolescente, que fugiu correndo.

Após o disparo, o motorista voltou ao ônibus e seguiu viagem. Um policial que passava pela região no momento da ocorrência chamou reforço e conseguiu interceptar o ônibus na rua São Paulo, no centro de Belo Horizonte. O adolescente também foi apreendido, próximo à rodoviária da capital. Com ele, a PM encontrou um pino de cocaína.

O motorista, identificado como Antônio Roberto Venâncio, de 48 anos, nao tinha porte de arma e disse que não pretendia atirar no adolescente. Muito nervoso, ele disse aos militares que não sabe como o revólver disparou. A arma foi apreendida.

A ocorrência está sendo registrada no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH). 

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/ap%C3%B3s-discuss%C3%A3o-motorista-de-%C3%B4nibus-atira-em-adolescente-em-bh-1.827389

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Passeios para quem ficou em Belo Horizonte na Semana Santa

Chegou a Semana Santa. E não vai ser uma Semana Santa qualquer. Desta vez, ela vai emendar com o Dia de Tiradentes (21 de abril), criando um providencial feriadão, de sexta a segunda-feira. Se você não vai poder viajar para mais longe, como o litoral ou o exterior, saiba que há muito o que se fazer aqui na região de Belo Horizonte.

Certamente, um dos programas mais concorridos do feriadão vai ser uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho. Ao mesmo tempo um centro de arte contemporânea e um jardim botânico, Inhotim já se tornou um atrativo de renome nacional e internacional.

Admirar (ou não) as obras de arte ali presentes é apenas um dos objetivos de quem visita o Inhotim. O parque é muito procurado por quem deseja apenas caminhar por uma área de rara beleza, admirando lagos e belos espécimes da flora e da fauna.

E também por quem aprecia a boa gastronomia. São dois restaurantes principais (Tamboril e Oiticica), um charmoso bistrô (Bar do Ganso) e o Café do Teatro. Assim, já se tem o programa de um dia inteiro: passeio pelo parque de manhã, almoço em um dos bons restaurantes e visita às galerias à tarde.

O Inhotim funciona de terça a sexta, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Acesso pelo Km 500 da BR-381.

Tapete e cachoeiras

Já que estamos na Semana Santa, quem quiser conhecer de perto uma das mais antigas e famosas tradições do interior mineiro deve ir a uma das cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei ou Tiradentes. As cidades são decoradas com muito esmero pelos próprios moradores.

E tem as opções “naturais”, repletas de paisagens inesquecíveis. É o caso da Serra do Cipó e suas belas cachoeiras, como a do Véu da Noiva. E fica a menos de 100 quilômetros de BH. Mais ou menos à mesma distância está uma das mais bonitas grutas do Estado: a Lapinha, em Lagoa Santa. Imperdível. 

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/turismo/passeios-para-quem-ficou-em-belo-horizonte-na-semana-santa-1.234994

terça-feira, 15 de abril de 2014

Pode ser de Aleijadinho santo negro descoberto em Itu

Sorocaba, 15 - Pode ser de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a escultura representando um santo negro, descoberta na segunda-feira, 14, num antiquário de Itu (SP). A peça, com 26,5 centímetros de altura, esculpida em madeira, pode ter sido feita entre 1761 e 1780, a fase inicial da carreira do mestre mineiro. De acordo com o pesquisador Marcelo Galvão Coimbra, a quem foi confiado o achado, a imagem representa São Benedito das Flores e tem as características de outras obras de Aleijadinho.

Caso se confirme a autoria, será a segunda imagem de personagem negro produzida pelo escultor. "Podemos estar diante de um achado raríssimo, já que só se conhece uma escultura de Aleijadinho que representa sua própria raça, pois ele era filho de uma negra escrava", disse Coimbra. A única escultura negra atribuída ao escultor, uma representação do rei mago Gaspar, produzida entre 1775 e 1790, está exposta no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG). Segundo Coimbra, a peça achada em Itu foi trazida de uma fazenda mineira por um antiquário e ficou por muitos anos 'escondida' entre outros objetos à venda.

Ele contou que, como pesquisa o barroco brasileiro há mais de trinta anos e é coautor do mais recente catálogo geral da obra de Aleijadinho, quando alguém vê uma peça interessante, logo o avisa para que avalie a obra. "Quando vi o São Benedito, levei um susto, pois os principais estilemas (marcas do estilo do autor) do Aleijadinho estão presentes na imagem." Para ele, a obra é da fase inicial, tendo o rosto semelhante aos de diversos anjos retratados pelo escultor mineiro, mas com o nariz largo africano, diferente dos modelos europeus. "É uma imagem tão rara na iconografia do Aleijadinho que tomei a liberdade de batizá-la de diamante negro", disse.

Coimbra já encaminhou fotos e descrição da imagem a especialistas reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a atribuição de autoria. Enquanto aguarda o resultado, ele pretende incluir a escultura na exposição 'Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com Aleijadinho', da qual é curador e que segue até 11 de maio na Galeria Principal da Caixa Cultural, em Brasília. A mostra reúne 140 peças, das quais 47 do escultor mineiro.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2014/04/15/interna_nacional,519382/pode-ser-de-aleijadinho-santo-negro-descoberto-em-itu.shtml

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Imposto pago por brasileiro no ano chegará a R$ 500 bi nesta terça


"BRASIL"

O montante de impostos pagos pela população brasileira neste ano poderá bater a marca dos R$ 500 bilhões amanhã, terça-feira, 15. Por volta das 6 horas, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingirá um volume de impostos que no ano passado foi atingido no dia 16 de abril, ou seja, um dia depois.

Em nota, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, compara a arrecadação tributária com o crescimento econômico. "O nosso desempenho atual mostra que arrecadamos mais e crescemos menos. Grande parte dos impostos recolhidos vão para cobrir gastos e custeios da máquina pública. E sobra pouco para investir em infraestrutura, em segurança, em saúde", afirma.

O Impostômetro, criado em 2005, mostra em tempo real quanto os brasileiros pagam em impostos. No site www.impostometro.com.br, é possível verificar o quanto a população de cada município ou Estado brasileiro pagou de tributos.

Fonte:http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/imposto-pago-por-brasileiro-no-ano-chegara-a-r-500-bi-nesta-terca-1.234679

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Telefonia lidera ranking de reclamações do Procon Assembleia

O setor lidera o ranking de reclamações há três anos; só em 2013 foram 6.399 notificações

As empresas de telefonia, tanto móvel quanto fixa, permanecem campeãs no ranking de reclamações de consumidores recebidas pelo Procon Assembleia. As informações constam no relatório de atividades da instituição do ano de 2013, apresentado aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em audiência pública realizada nesta quarta-feira (9).

A telefonia lidera o ranking de reclamações há três anos. Só em 2013, foram 6.399 notificações. No quarto lugar está o chamado “combo” (telefonia, internet e TV por assinatura), que engloba as reclamações desses setores em que não é possível isolar a causa. O setor de telecomunicações representa mais de 50% das queixas dos dez segmentos com mais reclamações na instituição.

A esse respeito, o deputado Duilio de Castro (PMN) apontou que, se nada for feito, a área de telefonia não vai mais deixar a liderança. Segundo o parlamentar, esse resultado mostra como as agências reguladoras não funcionam no País, em especial a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, ainda de acordo com ele, frequentemente atua como protetora das empresas do setor.

Em segundo lugar, está o cartão de crédito, com 4.741 notificações, incluindo, entre as reclamações dos fornecedores, os acordos celebrados para o parcelamento e o pagamento de dívidas. Em terceiro lugar, estão os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com 3.381 reclamações. Vício de qualidade, não entrega e demora na entrega do produto são os problemas apontados com maior frequência.

Empréstimo consignado, móveis, armários e cozinhas planejadas, estabelecimentos de ensino e financiamento de veículos complementam a relação, ocupando, respectivamente o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo lugares. No total, foram recebidas 23.905 reclamações no ano passado.

Fonte: http://www.otempo.com.br/super-noticia/telefonia-lidera-ranking-de-reclama%C3%A7%C3%B5es-do-procon-assembleia-1.821091

Comida di Buteco começa sexta-feira em Belo Horizonte e mais 15 cidades

O tradicional festival de gastronomia botequeira acontece de 11 de abril a 17 de maio; confira


Começa na próxima sexta-feira, 11, o Comida di Buteco. O festival, que surgiu e virou tradição em Belo Horizonte há 14 anos, é realizado hoje em mais 15 cidades de Minas e do Brasil. Ao contrário de edições passadas, o tema desta vez é livre, o que permitirá ao público provar uma variedade ainda maior de sabores. 
O objetivo do festival é promover a gastronomia de boteco, mesclando petiscos tradicionais com outros mais elaborados, de acordo com a criatividade de cada bar participante. Caberá ao público e ao júri especial eleger os melhores pratos. 

Ao final, no dia 17 de maio, acontece a Saideira, evento em que os vencedores são anunciados e todos os participantes se reúnem. Quem estiver presente, além de ter a chance de degustar os tira-gostos que concorreram, ainda poderá curtir as atrações musicais, que neste ano ficam por conta de Zeca Pagodinha e Monobloco. Os ingressos custam 120 reais (inteira). 

Além de Belo Horizonte, o Comida di Buteco também acontece em Belém-PA, Campinas-SP, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Ipatinga-MG, Juiz de Fora-MG, Manaus-AM, Montes Claros-MG, Poços de Caldas-MG, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP e Uberlândia-MG. Veja mais informações no site do festival.


Conheça os pratos concorrentes:

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Servidores da PBH fazem protesto na capital

Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estão reunidos na Praça da Estação, no Centro da capital, na manhã desta quarta-feira (9), para discutir as propostas salariais apresentadas na terça-feira (8) pelo Executivo. Após a assembleia, eles seguem em caminhada para a porta da prefeitura. A previsão é que eles cheguem à sede do Executivo ao meio-dia. 

Alguns dirigentes sindicais já falam em paralisação. Eles reivindicam aumento de 15% no salário e reajuste no vale alimentação para R$ 28 por dia. A proposta feita na terça pela prefeitura foi de 5,56% nos vencimentos e um aumento de R$ 1 no vale alimentação. 

"Vamos deliberar hoje sobre isso. Se não aceitar vamos apresentar a nossa proposta. Daremos um prazo até o fim de abril para prefeitura responder e pediremos uma assembleia. Se até aí não chearmos ao consenso vamos parar", declarou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sindrede) Wanderson Rocha. 

De acordo com ele, os servidores da Câmara Municipal conseguiram um reajuste de 8% e um reajuste no vale para R$ 25. Depois da reunião de terça ficou aprovada a realização mensal de assembleias com todos os setorespara discutir a situação de cada categoria.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/minas/servidores-da-pbh-analisam-proposta-de-reajuste-e-fazem-protesto-na-capital-1.233377

terça-feira, 8 de abril de 2014

Toxoplasmose: a culpa não é do gato!

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado de Toxoplasma gondii. Popularmente, ela é conhecida como "doença do gato". Esse nome foi dado porque o felino, sendo ele doméstico ou não, é o hospedeiro definitivo (que libera o parasito no ambiente). Ou seja, para completar o ciclo, esse protozoário passa por um gato ou outro felino. Porém, o que a maioria das pessoas desconhece é que não é através do contato direto com um bichinho que um humano contrai a doença. A culpa não é do gato!

Para entender melhor, é importante saber que nem todos os felinos possuem esse protozoário. A grande maioria dos gatos domésticos não o tem. O Toxoplasma gondii está espalhado pelo mundo todo e a maioria das pessoas entra em contato com ele através da ingestão de carne crua, de verdura mal lavada ou água contaminada. É aquele seu churrasco com carne mal passada, por exemplo, pode ser o verdadeiro transmissor da toxoplasmose.

Como pegar a toxoplasmose?

Os animais contaminados eliminam oocistos nas fezes. Esses oocistos vão para o solo e podem contaminar as verduras, por exemplo. A pessoa faz a salada, não higieniza o alimento direito e ingere-o. Nem todas as pessoas desenvolvem sintomas. Muitas são apenas portadoras do toxoplasma e nem sabem disso!

No geral, pode-se contrair o protozoário através de:
  • Carne mal passada ou crua que esteja contaminada; 
  • Verdura contaminada e mal lavada; 
  • Leite cru: aquele leite que não é industrializado e nem fervido; 
  • Queijo feito com leite cru que esteja contaminado; 
  • Transplacentária: da mãe portadora do protozoário para o bebê; 
  • Comendo fezes de felino que esteja contaminada: ingestão acidental de fezes de um animal que possua o oocisto esporulado. Para isso, é necessário que as fezes fiquem no ambiente por diversas horas ou dias e depois seja ingerida. 


Cuidados para evitar a doença
  • Tenha o mínimo de higiene no seu dia a dia. Lave bem as mãos antes de preparar alimentos; 
  • Lave as verduras, frutas e legumes antes de consumir ou servir; 
  • Não coma carne crua ou mal passada; 
  • Não beba leite cru. Os vendidos nos supermercados são pasteurizados e podem ser bebidos sem ferver; 
  • Não coma fezes de gato e não deixe as crianças comerem, principalmente os menores que muitas fezes brincam na terra e colocam a mão na boca se lavar; 
  • Mantenha a bandeja de areia do seu gatinho de estimação sempre limpinha e lave as mãos depois de limpá-la. Se possível, use luvas na hora de lavar a bandeja; 


Como evitar que os gatinhos se contaminem:
  • Alimente seu gato com boa ração: isso ajudará a evitar que ele ingira caça e possa se contaminar; 
  • Não dê carne crua para o seu gatinho: a carne pode estar contaminada e passar para o seu felino; 
  • É muito raro um felino que tenha o protozoário, apresentar algum sinal clínico, devido às características do ciclo. Leve o seu gatinho frequentemente ao médico veterinário para ser examinado e tirar todas as dúvidas.


É muito importante saber que:
  • Pode fazer carinho à vontade nos gatinhos. Não há risco; 
  • Não abandone seu bichinho por causa da doença. Ele não tem culpa da carne contaminada que você come no seu churrasco! Cuide bem dele e dê muito carinho. Ele depende de você; 
  • Para pegar a toxoplasmose você precisa comer coco ou ingerir alimento contaminado, ou seja, tenha o mínimo de higiene para evitar a doença. Não culpe o gato! 
  • Não existe vacina contra a toxoplasmose; 

Está grávida e está com medo? Continue sem comer coco de gato e cuidando da higiene e dos alimentos, que tudo dará certo! Não se esqueça de fazer o pré-natal. 

Fonte:https://br.noticias.yahoo.com/toxoplasmose-culpa-n-o-gato-132900681.html

Piora estado de saúde do jornalista Carlos Nascimento

O jornalista foi diagnosticado com câncer de intestino, e teria passado por uma cirurgia no mês passado, para conter o avanço da doença


Piora o estado de saúde do jornalista Carlos Nascimento, apresentador do Jornal do SBT. Conforme informações do colunista Ricardo Feltrin, por conta de um tumor maligno, seu quadro teria se agravado nos últimos cinco dias.
O jornalista foi diagnosticado com câncer de intestino, e teria passado por uma cirurgia no mês passado, para conter o avanço da doença.

Nascimento está afastado da bancada do telejornal desde agosto de 2013, sendo substituído pelo colega Marcelo Torres.

Fonte: http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/celebridades/piora-estado-de-sa%C3%BAde-do-jornalista-carlos-nascimento-1.820107

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comércio e Turismo Contratarão Trabalhadores em Minas para a Copa

Quase 50 mil brasileiros vão ser escalados entre abril e junho deste ano para atender aos torcedores estrangeiros e brasileiros que irão invadir as arquibancadas para torcer pelas 32 seleções durante os jogos da Copa do Mundo.

Eles são profissionais da indústria do turismo e serão chamados para trabalhar em estabelecimentos como restaurantes, empresas de transportes de passageiros e hotelaria, impulsionando as contratações do setor em 60% entre junho e julho.

O volume é 60% maior do que o registrado em igual período do ano passado. Por trás da criação das vagas está um batalhão de 3,6 milhões de turistas. Para atendê-los, será necessária a convocação de 47,9 mil trabalhadores, sendo 6.527 em Minas Gerais.

O salário médio a ser pago no Brasil é de R$ 1.167, mas os escalados para atuar nos bastidores do Mundial de futebol em Minas receberão, em média, R$ 1.003, ocupando a 8ª posição no ranking das melhores remunerações entre os 12 estados brasileiros pesquisados.

Os números foram estimados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC). A ampliação da oferta de oportunidades se dará, principalmente, em pequenos estabalecimentos comerciais e de serviços instalados nos estados que abrigam as cidades-sede do campeonato mundial de futebol.

Na fábrica de cervejas Krug Bier a expectativa é investir R$ 100 mil para receber os turistas. De acordo com Herwig Gangl, sócio-gerente da cervejaria, as agências de turismo receptivo criaram a demanda por visitas para os horários e dias em que não houver jogo em Belo Horizonte.

“As obras serão iniciadas hoje. Haverá uma área de degustação e de venda de cervejas e acessórios, além de um caminho bem estruturado para que os turistas façam a visitação sem atrapalhar a produção”, explica. A expectativa, segundo ele, é contratar dois guias. Já na chopperia da marca serão contratadas cerca de 10 pessoas. A maioria deverá atuar no atendimento aos clientes. “Estimamos um aumento de 30% nesse período”, explica o empresário.

De acordo com o levantamento da CNC, dos 39 mil estabalecimentos de turismo existentes em Minas, 23 mil são bares e restaurantes. Além de ser o maior segmento dentro da indústria do turismo, esse também é o setor que mais emprega.

“São 312 mil empregados, dos quais 135 mil trabalham no ramo de alimentação, bares e restaurantes”, explica Fábio Bentes, economista da CNC. De acordo com ele, mais de metade dos estabelecimentos (54%) empregam de um a quatro trabalhadores.

“As oportunidades estarão nos pequenos negócios”, observa. Ainda de acordo com ele, os 3,6 milhões de turistas que vão circular pelo país vão incrementar o movimento dos aeroportos brasileiros em 25% em junho e em 15% em julho. A intensificação da visitação vale também para Minas.

O número de vagas a serem criadas para a Copa do Mundo, equivale, de acordo com a pesquisa da CNC, a 38,1% das 125,8 mil vagas criadas no Brasil em todo o ano de 2013 e a 35,2% daquelas esperadas para 2014. As unidades da Federação que sediarão o Mundial criaram 29,5 mil postos de trabalho celetistas no turismo no segundo trimestre de 2013.

Além da projeção da Embratur, a pesquisa considerou o fluxo de passageiros nos principais aeroportos do País e dados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged).

Nas Mesas
Segundo Paulo Solmucci, presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa é que 300 mil bares estejam funcionando no país durante a Copa do Mundo, abrindo 250 mil novas vagas. Em Minas, dos 30 mil estabelecimentos existentes, 10 mil deverão contratar colaboradores para o período.

“Serão abertas 23 mil vagas. Cerca de 20 mil delas serão na área de atendimento e 3 mil para copa e cozinha”, estima. Em Belo Horizonte, 3 mil bares pretendem contratar, abrindo 7 mil vagas.

Ronaldo Costa, gerente operacional do restaurante Xapuri, explica que a Copa das Confederações, no ano passado, serviu como um “laboratório” para a Copa do Mundo de 2014. O Xapuri já fechou com agências de turismo receptivo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e, além disso, espera um grande fluxo de clientes nos meses de junho e julho.

“A expectativa é de um aumento de 60% no movimento entre 12 de junho e 08 de julho”, calcula. Para atender à demanda, serão contratados 11 funcionários, isso sem contar os que ficarão na lista de espera para caso de necessidade. “Isso representa uma elevação de 12% no número de funcionários da casa”, observa. 

Expectativa Positiva

Além dos setor de turismo, de abril a junho, de acordo com a ManpowerGroup, empresa especializada em recrutamento de pessoal, a expectativa líquida de criação de emprego no país é de 13%. As intenções de contratação aumentaram 8 pontos percentuais quando comparadas ao trimestre anterior, mas estão 12 pontos percentuais menores na comparação de ano para ano. Em Minas, as empresas esperam ampliar o número de vagas em comparação com os meses de janeiro, fevereiro e março em 11%.

As expectativas de contratação no estado estão 2 pontos percentuais acima da comparação entre o segundo trimestre e o primeiro trimestre deste ano, mas diminuem 11 pontos percentuais na comparação entre abril, maio e junho de 2014 com igual intervalo do ano passado. De acordo com o levantamento, no setor de Serviços a expectativa líquida de emprego é de 24%. 

De acordo com a pesquisa da Manpower, os empregadores do comércio atacadista e varejista preveem um clima favorável de contratação no próximo trimestre, com uma expectativa líquida de emprego de 16%.

As intenções de contratação aumentaram 2 pontos percentuais de trimestre para trimestre, mas diminuíram 9 pontos percentuais de ano para ano. Já a indústria espera elevar a contratação em 5% no segundo trimestre de 2014 na comparação com os três primeiros meses do ano.

Essa, no entanto, é a menor expecativa da pesquisa desde que o levantamento foi iniciado, no 4º trimestre de 2009. Segundo a Manpower, o levantamento da expectativa de criação de empregos no segundo trimestre de 2014 é baseado em entrevistas com mais de 65 mil empregadores em 42 países e territórios.

No Brasil foram entrevistados 851 empregadores. De acordo com o trabalho, o país é o 15º entre as 20 maiores expectativas de criação de emprego no mundo, atrás de Índia, Taiwan, Nova Zelândia, Turquia, Costa Rica Colômbia, Peru, Japão, México, Cingapura, China Panamá e Bulgária.

Fonte: Portal UAI

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Amarga o preço da cerveja

Dia 1º de abril, meio-dia, e o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo registra: neste ano, até àquela hora, os contribuintes brasileiros desembolsaram R$ 434,9 bilhões em tributos. Ao mesmo tempo, portais de notícias divulgam a portaria da Secretaria da Receita Federal que eleva, a partir de ontem, os impostos sobre cervejas e refrigerantes, entre outras “bebidas frias”.

Durante a manhã, a Praça 7, uma das mais movimentadas da capital mineira, foi mais uma vez palco de um protesto de jovens, contra um possível aumento das passagens de ônibus. Cerca de 300 estudantes fecharam um lado da avenida Afonso Pena, a partir das 8 h, para iniciar uma passeata que passaria diante da sede da Prefeitura e terminaria com um enterro simbólico da educação, na Praça da Liberdade.

Os manifestantes não se preocupam apenas com as passagens de ônibus. Pedem o fim do programa Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação, que inclui o sexto horário para os alunos.

Por coincidência, no mesmo dia a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que testou a capacidade de estudantes de 15 anos de 44 países para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em trigésimo oitavo lugar. Apenas 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas mais complexos, sendo que em países como Cingapura a média chegou a 11%.

Aparentemente, técnicos da equipe econômica do governo não se sairiam bem nesse teste, se o fizessem aos 15 anos de idade. Ao divulgar para a imprensa esse aumento de impostos, não souberam informar qual será o percentual de aumento médio para todas as bebidas ou sobre cada item individualmente. Mas, em entrevista, o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, disse que a expectativa é a de que a arrecadação aumente em R$ 200 milhões até o fim do ano, com esse reajuste das alíquotas de IPI, PIS e Cofins do setor de bebidas frias. O aumento estava programado para outubro de 2013, mas foi adiado para evitar impacto maior na inflação daquele ano.

Haverá matemático que consiga calcular qual o impacto, neste ano? É um problema complexo e a economia, por não ser uma ciência exata, está aberta a “chutômetros”. Fabricantes e comerciantes podem ou não repassar ao consumidor o aumento do imposto. E com os jogos do Brasil na Copa do Mundo, a tentação para subir os preços das cervejas bem acima da nova alíquota é irresistível.

O próprio governo não tem resistido, nos últimos anos, ao impulso de elevar o imposto sobre as cervejas, a qualquer pretexto. O de agora é evitar um aumento maior das contas de energia elétrica, em razão da falta de água nos reservatórios das hidrelétricas.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/amarga-o-preco-da-cerveja-1.231437

Previsão é de mais chuva para BH nesta quarta-feira

Após passar uma março praticamente sem chuvas, os belo-horizontinos voltaram a conviver com um forte temporal na tarde de terça-feira (1º). E a previsão não é a mais animadora. Apesar da manhã bonita, com céu aberto e sol, deve voltar a chover em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (2).

Metereologistas apontam que a capital mineira  sofrerá com pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas entre 18ºC e 29ºC. O tempo permanecerá instável com chuvas isoladas e trovoadas nas regiões Centro, Noroeste, Norte, Nordeste e Leste de Minas. Nas demais regiões, o tempo fica parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídrigos de Minas Gerais (Simge) divulgou um boletim nesta quarta, indicando que os mineiros serão atingidos por chuvas significativas entre quarta e sexta-feira, que podem ser acompanhadas de descargas elétricas, com diminuição do volume a partir de sábado. Uma massa de ar seca deixa o tempo frio à noite e também ao amanhacer.

Atenção: http://www.hojeemdia.com.br/minas/previs-o-e-de-mais-chuva-para-bh-nesta-quarta-feira-1.231508

terça-feira, 1 de abril de 2014

Em BH, grupo faz escracho na porta da casa de coronel ligado à ditadura

O ato público aconteceu na porta da casa do coronel aposentado Pedro Ivo dos Santos Vasconcelos, no Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul da capital

Um grupo com 50 jovens militantes do movimento Levante Popular da Juventude promoveu, na manhã desta terça-feira, em Belo Horizonte, um escracho contra um militar do período da ditadura (1964/1985). O ato público aconteceu na porta da casa do coronel aposentado Pedro Ivo dos Santos Vasconcelos, no Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul da capital.

Os estudantes se reuniram na porta do coronel aposentado, às 7 horas, para relembrar os 50 anos do golpe militar no Brasil. Segundo Renan Santos, militante do movimento, o ex-coronel atuou no DOPS de Belo Horizonte e é apontado pelos relatórios do projeto “Brasil: Nunca Mais” como o autor de inúmeros crimes durante os anos de 1969 e 1971.

No documento, o militar é citado dezessete vezes por ex-presos políticos. Em muitos dos arquivos, Pedro Ivo é apontado como autor de tortura durante a realização de depoimentos dos presos. Há passagens em que as vítimas afirmam terem sofrido choques elétricos, espancamentos, assédio moral e queimaduras.

Segundo Renan, os escrachos são uma forma de denúncia à sociedade dos crimes cometidos por uma pessoa durante a Ditadura. Desde 2012, o movimento diz já ter realizado dezenas de escrachos por todo o país, como forma de trazer à tona a discussão sobre os crimes cometidos pelo Regime Militar. Crimes esses que nunca puderam ser julgados, graças à Lei da Anistia de 1979, que preserva esse direito aos militares.

O ato na capital faz parte de uma séria de ações que o movimento realiza nesta terça-feira para marcar a data dos 50 anos do golpe militar. Atividades parecidas foram realizadas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, assim como em várias cidades do interior de Minas. O movimento reivindica da Comissão Nacional da Verdade a apuração sobre as denúncias realizadas nos escrachos ; e também que o Estado brasileiro revise a Lei da Anistia, responsabilizando ex-militares por crimes como tortura e ocultação de cadáver.





Lélio Gustavo é demitido da Rádio Itatiaia após xingamentos a Berola

Após polêmicos comentários em um programa esportivo da rede de televisão BH News relacionadas às recentes atuações do atacante Neto Berola, o comentarista Lélio Gustavo foi demitido da Rádio Itatiaia. O jornalista, que possuía mais de 20 anos de trabalhos prestados à emissora, utilizou o espaço na TV para defender o companheiro de imprensa Bob Faria, da Rede Globo, que foi xingado por Berola nas redes sociais. 

Após a vitória no clássico sobre o América, válido pela primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro, o jogador utilizou sua conta pessoal no Instagram para disparar uma mensagem nada amistoso ao comentarista da Rede Globo. “Chupaaaaaaa Bob m... Faria! So sabe cornetar, so pq não pago pra falar bem de mim, agora vc vai ter motivos pra poder falar mal de mim seu Ma…… do car...! Aqui é Galo e pode torcer contra!”, postou Berola.  

Poucos dias depois, Lélio Gustavo não poupou palavras a Berola. E, no meio dos xingamentos, ele acabou ofendendo o Vitória, ex-clube do atacante atleticano, chamando a agremiação de "time de m...". Um dia depois, os baianos se manifestaram com uma nota de repúdio e prometem tomar medidas legais contra Lélio.

Nesta segunda-feira, o comentarista acabou demitido. Em contato com O TEMPO, Lélio confirmou o fato, bastante comentado nas redes sociais, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto. A reportagem entrou em contato com a direção da Rádio Itatiaia. A emissora preferiu não comentar o fato e apenas informou que o comentarista foi desligado do quadro de profissionais da casa. Um comunicado oficial será emitido pela Rádio Itatiaia nos próximos dias.

Fonte: http://www.otempo.com.br/superfc/l%C3%A9lio-gustavo-%C3%A9-demitido-da-r%C3%A1dio-itatiaia-ap%C3%B3s-xingamentos-a-berola-1.816637

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...