sexta-feira, 6 de junho de 2014

Maria Bethânia interpreta o Brasil em seu novo disco "Meus Quintais"

O Brasil, os índios, a infância, a alegria. Esses são alguns dos ingredientes que compõem a mais nova produção de Maria Bethânia, o disco “Meus Quintais” (Biscoito Fino). Em meio à brasilidade que “toca e emociona” a artista, o álbum traz diversas canções gravadas pela primeira vez pela baiana de Santo Amaro da Purificação, filha mais nova de seu Zeca (o Onça) e dona Canô.

No repertório, escolhido à vontade da intérprete, aparecem de músicas cantadas por sua mãe na época de sua infância, como “Lua Bonita”, a canções que conheceu recentemente. “‘Moda de Onça’, por exemplo, conheci agora, quem me apresentou foi um grupo de professores e estudantes de história da Universidade Federal de Minas Gerais”, explicou Bethânia à imprensa de todo o Brasil nessa quinta (5), através de uma coletiva online.

Minas Gerais também se faz presente pela participação do pianista Wagner Tiso, na música “Dindi”, que encerra o álbum. “O piano é muito requintado, mas quintal é requintado, não é qualquer lugar”, justifica a artista. “O Wagner tem Minas, aqueles horizontes todos, aquelas serras, montes, aquele silêncio, aquelas alterosas”, completa.

A cultura indígena é outro ponto destacado por Bethânia no disco – afinal, como ela diz, “eles são os donos da terra, são o chão, são o Brasil”.

Todo o disco remete às memórias de infância da baiana, e este foi o mote inspirador não apenas para selecionar as faixas, como é o caso de “Uma Iara Uma Perigosa Yara”, retirada dos textos de Clarice Lispector, mas também na composição do encarte do álbum, que conta com fotos de esculturas em madeiras feitas pela própria Bethânia. A cantora conta que pensou em usá-las pelo fato de se conectarem com o que seria uma inocência presente no citado texto da escritora, “bem o estilo do disco”.

Prestes a completar 50 anos de carreira (em 2015), Maria Bethânia pretende comemorar tudo que vivenciou na música, e “Meus Quintais” seria um “contraponto” à necessidade de “viver em centros urbanos”, uma lembrança à infância em Santo Amaro, em meio à família e amigos – afinal, nas palavras da intérprete, “quintal é o melhor lugar do mundo”.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/pop-hd/maria-bethania-interpreta-o-brasil-em-seu-novo-disco-meus-quintais-1.246151

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...