quarta-feira, 17 de março de 2010

Prazos para pagamento de IPVA e Taxa de Licenciamento começam a vencer



Começa a vencer nesta quinta-feira (18), a terceira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativo a 2010, para os carros com placa de final 1. Os contribuintes proprietários de veículos que decidiram pagar parcelado precisam estar atentos às datas de vencimento, que terminam no dia 31 de março. Também termina nesta mesma data o prazo para pagamento da Taxa de Licenciamento.

O vencimento do IPVA para os veículos com placa de final 2 prossegue nesta sexta-feira (19), e, no dia 31, vence para os de placa final 0. Fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Fazenda, incidirá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias, e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.



De acordo com a Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda, a arrecadação do IPVA apresentou um desempenho muito satisfatório neste ano, sendo que mais de 61% dos contribuintes decidiram pagar à vista, em janeiro. Nos dois primeiros meses deste ano, a receita total foi da ordem de R$ 1,4 bilhão, dividida em partes iguais para Estado e o município onde o veículo foi emplacado.



Situação semelhante ocorre em relação à Taxa de Licenciamento. Com essas obrigações em dia e mais o pagamento do seguro obrigatório e eventuais multas, os contribuintes já estão recebendo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran/MG).



Onde pagar



A forma de pagamento do IPVA segue sem alteração, devendo o contribuinte se dirigir a uma das agências de um dos bancos credenciados ou usar a Internet para quitar seu imposto. Estão credenciados a receber o IPVA os bancos do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Unibanco. Para agilizar e facilitar o atendimento, o contribuinte deve levar o número do código Renavam e o número da placa do veículo. Há ainda as facilidades oferecidas diretamente pelas instituições financeiras.









Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...