quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"Mão inglesa" na avenida Silviano Brandão confunde motoristas

Mudança é fixa, de acordo com a BHTrans; trânsito deve ser melhor beneficiado após obra embaixo de viaduto

Começou a funcionar, na manhã desta quinta-feira (9), a inversão de mão na avenida Silviano Brandão. A alteração acontece no trecho entre a rua Capuraque e a avenida Cristiano Machado, sendo que a circulação de veículos acontece na faixa da esquerda e o tráfego oposto pela direita, a chamada “mão inglesa”. A mudança visa trazer uma melhoria na mobilidade e circulação do MOVE, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

A reportagem de O TEMPO acompanhou a implantação do sistema e encontrou motoristas confusos, mesmo com a sinalização por placas e faixas, além da presença de agentes da BHTrans e guardas municipais. Mesmo assim, o trânsito flui bem na região.

De acordo com o gerente de operações da autarquia, Robson José dos Santos, a inversão era necessária para que o fluxo não fosse interrompido na região. Isso porque será realizada uma obra embaixo do viaduto entre as avenidas Silviano Brandão e Cristiano Machado.

Para o gerente, inicialmente o fluxo deve ser um pouco complicado, mas depois de a obra concluída fluirá bem. Está é uma mudança fixa no trânsito da capital. A data de finalização da obra ainda não foi divulgada.

Atenção

Por conta da mão invertida, os pedestres precisarão ter atenção redobrada ao atravessar a avenida Silviano Brandão, devendo olhar primeiro para direita e depois para  esquerda. Uma travessia semoforizada para pedestres será implantada na avenida Silviano Brandão, próximo ao cruzamento com a rua Capuraque.

Agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal irão operar o tráfego na região. Para a segurança de todos, a empresa de trânsito de Belo Horizonte orienta os motoristas a redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito.

Alterações no sentido avenida dos Andradas / Cristiano Machado

Sentido Bairro/Centro: Os veículos que transitam na Silviano Brandão, sentido Av. dos Andradas/Cristiano Machado, irão trocar de pista na aproximação com a Rua Capuraque. A troca será feita pela abertura do canteiro central, utilizando a pista contrária até a avenida Cristiano Machado, em direção ao Centro (Túnel da Lagoinha) ou acesso à rua Augito.

Sentido avenida Silviano Brandão/Venda Nova: Passa a ser feito pela avenida Silviano Brandão, à direita na rua Teodomira Diniz Lara, à esquerda na rua Stela de Souza, à direita na rua Silveira e à direita na avenida Cristiano Machado.

Saída do Bairro Sagrada Família: Os veículos que utilizam a rua Stela de Sousa para sair do bairro Sagrada Família devem virar à esquerda na rua Itajubá e acessar a avenida Silviano Brandão.

Sentido Cristiano Machado / Avenida dos Andradas

Sentido Bairro/Centro: Os veículos que estão na avenida Cristiano Machado e que desejam fazer a conversão à esquerda para a avenida Silviano Brandão, deverão fazê-lo utilizando a pista da esquerda da Silviano Brandão (contra-fluxo da circulação atual). Esse fluxo trocará de pista à altura da aproximação da avenida Silviano Brandão com rua Capuraque.

Sentido Centro/Bairro: Os veículos podem acessar a avenida Silviano Brandão em ambos os sentidos utilizando a rua Pitangui, assim que saírem do Túnel da Lagoinha.

Mão única

A rua Capuraque passa a operar em mão única entre a avenida Silviano Brandão e a rua Pitangui, nesse sentido.

Transporte Coletivo

Com a mudança, os itinerários e os pontos das linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 66 (Cidade Administrativa/Savassi via Hospitais) serão alteradas a partir das 10h de quinta. Três pontos da avenida Silviano Brandão, no sentido Centro/Bairro, serão desativados: em frente aos números 289, 427 e 753. Os novos pontos estarão na rua Salinas, em frente ao número 67, e rua Jacuí, nos números 692 e 974.

Mudança no tempo dos samáforos

Por conta das alterações, o tempo dos semáforos no cruzamento das avenidas Cristiano Machado com Silviano Brandão será reduzido de três para dois estágios semafóricos, ampliando o tempo em verde para os veículos e melhorando as condições de travessia para os pedestres. Com essa mudança o MOVE na avenida Cristiano Machado terá maior agilidade.

Ainda conforme a BHTrans, é importante frisar que esses ajustes semafóricos, para veículos e pedestres, serão realizados gradativamente e necessitam que as obras estejam concluídas para que os benefícios sejam percebidos pela população. Veja quanto tempo de verde cada uma das vias irá ganhar com essas intervenções, no horário de pico da tarde:

Cristiano Machado, sentido Centro/Bairro: Atualmente os veículos possuem 48 segundos de verde e passará para 65 segundos, cujo aumento é de 35%. Esses 17 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 510 veículos por hora na via, neste sentido.

Cristiano Machado, sentido Bairro/Centro: Atualmente os veículos possuem 29 segundos de verde e passará para 53 segundos, cujo aumento é de 82%. Esses 24 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 720 veículos por hora na via, neste sentido.

Cristiano Machado, sentido Bairro / Silviano Brandão: Atualmente os veículos possuem 29 segundos de verde e passará para 49 segundos, cujo aumento é de 68%. Esses 20 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 300 veículos por hora na via, neste sentido.

Silviano Brandão, para ambos os sentidos da Cristiano Machado: Atualmente os veículos possuem 31 segundos de verde e passará para 39 segundos, cujo aumento é de 25%. Esses 8 segundos a mais possibilitarão a passagem de mais 360 veículos por hora na via, neste sentido.

Melhorias para os pedestres

A BHTrans ainda informa que com a mudança de circulação serão iniciadas as obras para construção de ilhas no cruzamento das avenidas Cristiano Machado com Silviano Brandão. Estas ilhas vão ampliar as condições de segurança para os pedestres e melhorar o tempo de travessia no local. Atualmente, o pedestre tem 12 segundos para atravessar uma pista da Avenida Cristiano Machado (sentido Bairro/Centro) e precisa aguardar na calçada para continuar a travessia da pista exclusiva de ônibus e a pista no outro sentido de circulação. Com a nova configuração, após a conclusão das obras das ilhas, os usuários vão realizar a travessia de uma só vez e terão 59 segundos para fazê-la.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...