quinta-feira, 30 de junho de 2011

Chaves completa 40 anos e ganha homenagem do SBT


Quando Ronaldo foi à TV para anunciar a sua aposentadoria no futebol, no dia 14 de fevereiro deste ano, uma das principais emissoras do país deixou o jogador de lado e continuou com sua programação normal. Enquanto Globo, Record, Band e Rede TV! apostavam na conversa com o jogador, o SBT/Alterosa apostou certo em outro fenômeno: Chaves (foto), seriado que ainda faz sucesso mesmo após 27 anos de episódios repetidos no ar, no Brasil. A atração garantiu à emissora o segundo lugar no Ibope, e só ficou atrás da Globo.

Criado pelo ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, o seriado está no ar no SBT/Alterosa desde 1984 e, no último dia 20, completou 40 anos de sua primeira exibição no México. Neste sábado, ele será homenageado às 20h15, no "Festival SBT 30 Anos”, que comemora o aniversário da emissora. O diretor do especial, Ariel Jacobowitz, adianta que haverá curiosidades, cenas de bastidores, erros de gravação e entrevistas de atores produzidas para programas da casa, como o bate-papo com Edgar Vivar, o seu Barriga, no SBT repórter. Também será revelado o que houve com episódios que nunca foram foram ao ar ou que sumiram da programação.

DOIS HORÁRIOS

Exibido durante a semana em dois horários, às 13h15 e às 18h, Chaves costuma dar ao SBT/Alterosa a vice-liderança na audiência do começo da tarde. Até o dia 25, teve média de 7,4 pontos no Ibope, enquanto a Record ficou com 5,9 (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP). “Chaves é o nosso curinga”, afirma a diretora artística e de programação do SBT, Daniela Beyruti. "Se ele ainda mantém índices interessantes de audiência, não há por que tirá-lo do ar."

Quem vê o sucesso do programa hoje não imagina que, em 1984, quando ele começou a ser exibido no Brasil, os próprios funcionários do SBT duvidaram da qualidade da atração. "Na época, vários diretores diziam que o produto era ruim”, relembra Daniela. "Coube a Silvio Santos a responsabilidade de testá-lo.” "Sem querer, querendo”, deu certo.

Vozes conhecidas
Dona da voz brasileira da Chiquinha, do seriado, a dubladora Cecília Lemes, de 51 anos, diz que não passa um dia sequer sem ser abordada por fãs da personagem. "Perguntam se dublei a Chiquinha. Costumo brincar dizendo ‘pois é, pois é, pois é’", conta Cecília, falando da mesma maneira que a amiga do Chaves. "As pessoas adoram, dizem que fiz parte da infância delas”, diz.

Nelson Machado, de 57, que dublou o Quico, conta que também é reconhecido pelos outros personagens de Carlos Villagrán (na foto acima) , intérprete do garoto no seriado mexicano. "O Quico tem um tipo de voz, mas o ator (Carlos Villagrán) fez outros papéis, que dublei com a voz normal", diz Machado

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...