domingo, 26 de junho de 2011

LUTO: Aos 65 anos, morre ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza


Morreu na noite desse sábado (25) o ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Ao 65 anos, o político faleceu após sofrer um infarto fulminante na cidade de São Roque, interior de São Paulo, onde passava o feriado de Corpus Christi em um hotel da cidade.

De acordo com informações da assessoria do governo do Estado de São Paulo, o ex-ministro chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu.

O corpo de Paulo Renato Souza deve ser velado neste domingo (26) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Por meio do Twitter, o ex-governador de São Paulo, José Serra, e outros colegas do ex-ministro lamentaram a morte do político:

"Foi-se Paulo Renato, meu querido amigo, um dos maiores homens públicos do Brasil. Foi um grande secretário e um grande ministro da Educação", escreveu Serra.

"Grande perda para o Brasil e para os amigos o falecimento do Paulo Renato de Souza" , escreveu o secretário estadual da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo.

"Estou chocado com a perda do amigo Paulo Renato Souza, o melhor chefe que tive em toda minha vida! Ministro da Educação de FHC", escreveu o coordenador de Comunicação da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Raul Christiano.

A vida de Paulo Renato Souza

Paulo Renato Souza nasceu em Porto Alegre e era formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Durante vida, foi um dos fundadores do PSDB, Ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002) e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (entre 2009 e 2010) e no governo Franco Montoro (entre 1984 e 1986). Além disso, na década de 80, o ex-ministro foi Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já na década de 70, Paulo Renato Souza foi especialista das Nações Unidas em questões de empregos e salários, além de vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington.

No tempo em que estava à frente do ministério da Educação, suas maiores realizações como político foram o ENEM e o SAEB.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...