terça-feira, 14 de junho de 2011

PSDB busca apoio do PV e PPS para disputa na capital

Almoço reúne pré-candidatos a prefeito que são aliados de Aécio

O PSDB começou, ontem, uma ampla articulação para arregimentar apoio ao projeto tucano de 2012 e 2014. A estratégia passa, necessariamente, pelas eleições municipais do ano que vem, principalmente na capital mineira. Enquanto o prefeito Marcio Lacerda (PSB) não sinaliza se pretende fechar aliança com PT ou PSDB, o presidente do diretório tucano em Minas, deputado federal Marcus Pestana, decidiu não esperar. Ontem, ele se reuniu com os pré-candidatos à prefeitura da capital João Leite (PSDB), Délio Malheiros (PV), Luzia Ferreira (PPS) e João Vitor Xavier (PRP). "Esse é um encontro embrionário, com quatro grandes políticos da capital, para discutir o futuro de Belo Horizonte", resumiu Pestana.

Nos bastidores, o nome que mais preocupa os tucanos é o do deputado estadual do PV. Com votação expressiva e apelo popular, Délio Malheiros tem insistido na candidatura própria do partido, tendo seu nome como cabeça de chapa. O deputado aposta nos votos da ex-candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, que foi vitoriosa em Belo Horizonte em 2010. "Por isso mesmo ele pode ser um nome surpresa, que pode dar muito trabalho", disse um tucano.

Durante o encontro com Pestana, Délio voltou a afirmar a intenção de ser candidato à prefeitura da capital, mas não descartou compor com o PSDB, inclusive somando apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência em 2014. "A Marina e o Aécio são grandes nomes e nós gostaríamos de ver um dos dois na Presidência".

Apesar de o PSDB se considerar aliado natural do prefeito Marcio Lacerda, o PSB não foi convidado para o almoço. "Estamos em conversa permanente com o prefeito", explicou Pestana. O deputado federal tucano não descartou qualquer tipo de aliança, mas aproveitou para criticar o PT, que também está na base de apoio a Lacerda. "Quem tem o desafio de ter candidato próprio é o PT. Quem está com problema de decadência e afirmação da identidade é o PT", alfinetou.

Mais cedo, durante um encontro com lideranças da base do governador Antonio Anastasia, o presidente municipal do PSDB, João Leite, disse que o PT e o PMDB são adversários. "Eu pergunto o que o governo do PT e do PMDB fizeram para Belo Horizonte? Em nome do povo da capital, estamos nos colocando em oposição ao PT e ao PMDB".


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...