Teste confirmou gravidez da fêmea, companheira de Leon; gorilas foram trazidos à capital em outubro de 2013 e fazem companhia a Imbi, viúva de Idi Amin
O casal de gorilas Leon e Lou Lou, que habita o Zoológico de Belo Horizonte desde outubro do ano passado, estão à espera de um filhote. A notícia de um teste positivo de gravidez foi divulgada nesta terça (11) pela assessoria do local e, se confirmada, será o primeiro registro de uma gestação da espécie em um zoológico sul-americano.
A princípio, os biólogos e tratadores perceberam algumas mudanças no comportamento de Lou Lou, como sonolência e rejeição de alguns alimentos. Segundo Carlyle Mendes Coelho, veterinário e diretor do Jardim Zoológico, foram também observadas alterações no ciclo menstrual da fêmea, o que levou a equipe a realizar um teste de gravidez – o mesmo feito por humanos —, cujo resultado foi positivo.
A reprodução de gorilas em cativeiro não é algo comum. Segundo informações do site Gorila Land, apenas 28 gestações foram registradas em 2013. Porém, Coelho avalia o fato como esperado, pois os gorilas são saudáveis e em idade fértil, apesar de terem chegado à capital mineira há menos de quatro meses.
Leon, de 14 anos e 200 kg, pertencia ao Zoológico Loro Parque, de Tenerife, na Espanha e é da subespécie gorila da planície, que corre risco de extinção. Já Lou Lou, de 9 anos e 80 kg, veio de Cantebury, na Inglaterra. Além dos dois, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte também conta com a gorila Imbi, viúva de Idi Amin, falecido em 7 de março de 2012.
Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/gravidez-de-gorila-d%C3%A1-a-bh-primeira-gesta%C3%A7%C3%A3o-da-esp%C3%A9cie-no-continente-1.787372
Nenhum comentário:
Postar um comentário