terça-feira, 5 de junho de 2018

Saga dos impostos




Sabemos que os impostos e as taxas são o combustível do governo e que sem eles não há vida útil em nenhuma nação, pois eles são responsáveis pela politica social que ampara a população a uma qualidade de vida equiparada, onde segundo a lenda, o poder público tem o compromisso e o dever de prestar assistência a todos sem distinção.
A Constituição brasileira de 1988 traz a prerrogativa estatal de que o dinheiro dos impostos e das taxas deve voltar ao contribuinte na assistência à saúde, educação, moradia, saneamento básico, segurança publica, mobilidade, meio ambiente, lazer, alimentação e enfim, o Estado tem o dever constitucional de amparar a todos com igualdade e dignidade o que lamentavelmente não vem acontecendo de forma plena aos brasileiros.
E há muito tempo temos uma das cargas tributarias mais altas do mundo o que deveria fazer do Brasil uma grande potencia mundial e referencia a demais outras nações se o dinheiro dos impostos fossem honrados e não desviados por conta da famigerada corrupção, mas não é isto o que acontece e vemos no dia a dia, pelo contrario, temos um dos piores serviços em termos de qualidade publica. É claro que no setor publico há muitos profissionais nas áreas assistidas que são ótimos sim, e, no entanto, em muitos lugares senão dizer em todo o país estes especialistas não tem as condições necessárias para atuar com incentivo, ganham mal, ficam sobrecarregados, são pressionados, além de serem agredidos tanto verbal quanto fisicamente. E ao andar pelo país inteiro poderá se verificar ainda a falta de insumos básicos para a manutenção do sistema que acaba refletindo na população diante o descaso estatal para com a vida humana.
A seguir segue uma tabela com alguns serviços e produtos com os seus respectivos impostos para que você leitor amigo tenha uma noção do quanto pagamos de tributos ao governo e não temos um retorno com a devida qualidade.



Produtos/ serviços
Tributos embutidos
Medicamentos
44,4%
Conta de luz
47,87%
Café
36,52%
Papel higiênico
40,5%
Telefone
49,87%
Cigarro
81,68%
Macarrão
35,22%
Cerveja
56%
Cachaça
83,07%
Cobertor
37,2%
Imposto de renda
15 a 27,5%

Compreendendo que ainda tem outros impostos federais, além dos estaduais e municipais não citados acima.

E ainda não querem que o brasileiro vá às ruas protestarem?

É demais (...)

Marcelo Passos


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...