Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa já atinge 440 mil alunos
Proporcionar tranqüilidade e condições básicas de ensino a todas as escolas estaduais para que o processo de aprendizagem aconteça é uma das preocupações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Por isso, em
Em 2010, seis anos após a sua implantação, a previsão de gastos com ações restritas ao monitoramento do projeto é de aproximadamente R$ 3,9 milhões, além dos investimentos complementares como reformas, mobiliário, material escolar que são custeados por outros setores da SEE. Outra meta do Escola Viva, Comunidade ativa para este ano é reforçar o projeto complementar “Abrindo Espaços”, que movimenta cerca de 250 escolas que desenvolvem atividades para a comunidade nos finais de semana.
Em toda Minas Gerais, 504 escolas da rede estadual fazem parte do Escola Viva. São cerca de 440 mil alunos beneficiados pelo projeto. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto atinge 221 escolas em um universo de 360 mil alunos. Entre as ações desenvolvidas dentro do projeto estão a realização de oficinas de pinturas, práticas esportivas e atividades culturais. Com o desenvolvimento dessas medidas, espera-se que haja uma identificação da comunidade com a escola que dela faz parte.
Prática
A Escola Estadual Aarão Reis, no bairro Madre Gertrudes, em Belo Horizonte, participa do projeto desde o início, em 2004. Com a escola aberta aos finais de semana, alunos e moradores da comunidade participam de aulas de futebol, vôlei, dança e aulas de percussão. “A nossa escola fica aberta de segunda a segunda. A comunidade é que toma conta da escola”, explica a diretora Coraci Sueli Silvério Souza. Além da prática esportiva e cultural, a escola conseguiu que o Juizado de Conciliação atendesse a comunidade três vezes por semana, no próprio espaço escolar.
O sucesso do Escola Viva, Comunidade Ativa também está nas parcerias e atividades executadas. O trabalho junto ao “Valores de Minas”, programa do Servas e do Governo de Minas, promoveu a capacitação de professores de artes, além de servir como referência nas áreas de musica, teatro, dança, artes plásticas e arte circense aos alunos, geralmente do Ensino Médio. A parceria existe desde 2005. Entre este ano e 2009 o “Valores de Minas” atendeu a cerca de 2,5 mil alunos do Escola Viva, Comunidade Ativa.
Outra ação em conjunto no ano de 2009 foi com o projeto Amigos da Escola, da Rede Globo. Com a parceria, as escolas do projeto, ao abrirem aos finais de semana, buscam a disseminação da cultura do voluntariado educativo.
No ano de 2009, o projeto possibilitou o envolvimento de alunos da rede estadual em várias atividades culturais. Entre elas, a participação no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI 2009), a oportunidade de ver o espetáculo “De banda pra lua” do grupo Armatrux, a presença de professores no Fórum das Letras de Ouro Preto e até mesmo a apresentação da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, que conta com alunos da Escola Estadual Padre João Botelho e da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, no projeto “TIM Música nas Escolas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário