terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tarifa de ônibus da capital deve subir em fevereiro


Pela primeira vez em 18 anos, valor da passagem não sobe em dezembro


O Ano Novo chegou, mas, para a surpresa dos usuários do transporte coletivo da capital, o valor das passagens das linhas de ônibus de Belo Horizonte ainda continua o mesmo. É a primeira vez em 18 anos que o reajuste não acontece no mês de dezembro, conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte.


Entretanto, a novidade positiva para o bolso dos belo-horizontinos pode durar pouco. Uma fonte ligada à prefeitura informou que o aumento das passagens deve ocorrer no próximo mês. A mudança no período de reajuste das tarifas, de dezembro para fevereiro, ficou decidida após a conclusão do processo de licitação com as empresas de transporte público da cidade, realizado no ano passado.


Procurada ontem pela reportagem, a assessoria de comunicação da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) afirmou que não iria se pronunciar sobre o assunto. Belo Horizonte é o único município de toda a região metropolitana que ainda não sofreu reajuste. As tarifas das linhas de ônibus gerenciadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) aumentaram no dia 30. Em Contagem, o aumento ocorreu no dia 31 de dezembro. Em ambos os casos, a alta foi de 4,5%.


"Apesar da queda do óleo diesel, responsável por um quarto do valor das passagens, houve aumento nos custos dos bens de insumo, como os pneus", explicou o diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano de Minas Gerais (Sintra-MG) Wilson Couto.


A Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana é contra os aumentos no preço das passagens dos ônibus que circulam na capital e municípios próximos. "Possivelmente as empresas pressionaram para que as tarifas aumentassem. O serviço não é de qualidade para justificar o reajuste", disse a presidente da associação, Gislene dos Reis.


O último reajuste nas passagens de ônibus da capital foi em dezembro de 2008. O aumento médio das tarifas foi de 9,52%. A tarifa básica subiu de R$ 2,10 para R$ 2,30 .

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...