segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves


Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico da Cidade Administrativa representará um dos marcos mais importantes na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. Serão cinco edificações principais – sede do Governo, dois prédios de secretarias de Estado, centro de convivência e auditório – além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos que somam 804 mil metros quadrados de área total e mais de 265 mil metros quadrados de área construída.



O projeto arquitetônico valoriza conceitos como funcionalidade e desenvolvimento sustentável. Os edifícios terão sistemas inteligentes para economizar recursos. A energia elétrica e o ar-condicionado, por exemplo, serão controlados por um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessariamente.



O esgotamento sanitário a vácuo possibilitará uma redução de 90% do consumo de água em relação à descarga convencional. Uma rede extra de água vai permitir que os prédios utilizem água reciclada. O projeto também prevê a revitalização de espaços que se encontram degradados atualmente e a recuperação da vegetação.



Por tudo isso, o Centro deverá se transformar em mais um cartão-postal da capital mineira, ao lado de outras obras de Niemeyer, como o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, a Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa e o Edifício Niemeyer, sendo estes dois últimos localizados na Praça da Liberdade.


































































































3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Cidade Administrativa mudará o rumo do desenvolvimento em BH. Grandes cidades do mundo orientaram seu desenvolvimento a partir do Aeroporto. Li umas informações no link que segue. Achei bem interessante: http://www.cidadeadministrativa.mg.gov.br/cidade-administrativa-desenvolvimento.php

Unknown disse...

É exatamente isso, Zuza, o que se espera para o aeroporto internacional Tancredo Neves e para o Vetor Norte. Já li que até 2025 o tráfego aéreo deve triplicar no mundo. Assim, a expectativa é de que até 2018, 65% de todo o comércio mundial utilize aviões nas grandes distâncias. Nesse novo cenário, os países terão que investir pesado em uma nova plataforma de logística avançada e nova infraestruturas de mobilidade das pessoas, hotelaria e centros de feiras e convenções. Por isso a Cidade Administrativa é tão importante.

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...