quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agência discute integração na Grande Belo Horizonte




Reunião extraordinária da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, prometida para a próxima semana, deve indicar o futuro da expansão do transporte sobre trilhos na Grande BH. “A Agência Metropolitana e as prefeituras de Contagem e Betim já chegaram a vários consensos. A melhor expansão do metrô é realmente da Estação Eldorado até o Jardim das Alterosas, em Betim. Falta a engenharia institucional para implantar esses consensos que alcançamos. Isso será definido no próximo encontro, que será marcado para os próximos dias, com vários órgãos de transporte”, explica o diretor-geral da Agência, José Osvaldo Lamar.



A prefeita de Contagem, Marília Campos, sugeriu a reunião extraordinária, exclusivamente sobre mobilidade urbana, ontem, no encontro bimestral do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano. “Contagem e Betim estão buscando agir de maneira integrada nas ações metropolitanas. Poderíamos buscar alternativas para a implantação do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), que apresenta menor custo, de maneira isolada. Mas isso não seria mais eficiente. A expansão tem que ocorrer de forma integrada”, defende a prefeita. Desde o ano passado, Marília e a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), tentam viabilizar a expansão do transporte sobre trilhos, no Vetor Oeste de Belo Horizonte.



A idéia é que os usuários do transporte público de cidades vizinhas aos municípios industriais contem com um trem que os levaria do Bairro Jardim das Alterosas, em Betim, até uma estação no Bairro Bernardo Monteiro, em Contagem. De lá, seria possível seguir tanto para o Centro da capital, via metrô, como fazer baldeação e seguir em outra linha do trem para o Barreiro. “São cidades que ficam a poucos quilômetros de BH, mas os moradores têm que enfrentar viagens muito longas e desgastantes para chegar à capital”, relata o secretário municipal de Infraestrutura de Betim, José do Carmo Dias, que representou Maria do Carmo, na reunião de ontem.



A expansão do transporte sobre trilhos no Vetor Oeste da Grande BH pode atender entre 100 a 150 mil pessoas por dia, aliviando o sistema viário na região, que apresenta corredores e vias com grande volume de trânsito, como a Via Expressa, a Avenida Amazonas, a BR-381, a Avenida Babita Camargos, entre outras. A reunião extraordinária também discutirá a criação de um ramal ferroviário entre a estação do metrô Vilarinho, em Venda Nova, e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passando pela Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde.







Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...