quinta-feira, 7 de junho de 2012

Copa do Mundo: estado de Minas Gerais passeia em campo



Enquanto o Governo Dilma se arrasta em apenas 5% das obras concluídas, em MG, Mineirão será concluído antes do prazo e sem aumento de custo

Uma verdadeira aula de gestão eficiente. Este é o saldo do desempenho de Aécio Neves e Antonio Anastasia à frente do Governo de Minas em relação às obras visando a Copa do Mundo de 2014. Um contraponto escancarado em relação ao que o governo federal tem apresentado: obras atrasadas ou que nem saíram do papel; contingenciamento de recursos; irregularidades diversas e uma completa falta de compromisso com as obras que visam a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Nesta semana, a visita do senador Aécio Neves e do governador de MG, Anastasia, às obras do estádio Mineirão foi mais do que a marca simbólica de 200 dias restantes para a reabertura do estádio, agendada para o dia 21 de dezembro deste ano. Foi uma demonstração da força de uma gestão eficiente que vem fazendo de Minas Gerais um exemplo de compromisso com prazos, orçamentos e fiscalização em relação ao que é feito com recursos públicos.

Ao contrário de muitos investimentos referentes à Copa em outros estados brasileiros, o valor da obra do Mineirão (R$ 678 milhões) e a data de sua conclusão (21 de dezembro de 2012), em nenhum momento, foram alterados. Sorte? Não. Planejamento.

O Governo de Minas foi exemplar no projeto técnico da obra, detalhando ao máximo cada passo e responsabilidade. Esse trabalho de gestão pública fez com que o contrato nunca fosse alterado e nenhuma irregularidade fosse apontada durante estes mais de dois anos de obras.

Os gestores mineiros foram cuidadosos com os recursos públicos, mantêm uma fiscalização rigorosa e criaram mecanismos no próprio contrato que impedem paralisia da obra por necessidade de aditivos contratuais. Mais do que isso: colocaram multa de R$ 100 mil por cada dia que o consórcio atrasar a execução em relação ao que está previsto no projeto técnico.

O fato é que o Mineirão será concluído no final deste ano, conforme foi previsto em 2009 e com o mesmo valor projetado desde o início.

Corrigindo. A data foi sim alterada, mas para o bem. O acordo do Governo de Minas com a FIFA era entregar o estádio pronto no dia 31 de dezembro de 2012: irá antecipar em 10 dias!

E quando se sai do interior do Mineirão com seus 62% de obras já concluídas e se olha para o Brasil, a Lagoa da Pampulha, que o emoldura, se transformar em um oceano de distância. É quando se vê, a léguas no horizonte, o governo federal do PT com apenas 5% das obras concluídas no Brasil; das 31 obras previstas para aeroportos, apenas 18 estão em andamento; em mobilidade urbana, apenas 40% foram iniciadas.

Mesmo antes da bola começar a rolar no gramado do Mineirão, Aécio Neves, Anastasia e o PSDB, em se tratando de gestão eficiente, confirmam o favoritismo em campo.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...