quarta-feira, 7 de março de 2018

Será mesmo que a oportunidade faz o ladrão?



           
O ser humano esta acostumado arranjar desculpas a justificar seus atos e comportamentos principalmente quando essa pratica está relacionado a algo que fere a sua moral perante a sociedade por alguma atitude condenável.
E nos últimos tempos esse argumento tem ganhado notoriedade onde muitos tentam justificar suas atitudes, principalmente a grande maioria dos jovens que se enveredam no mundo do crime, ou seja, a falta de oportunidade ao roubo consumado e praticado contra as pessoas, ou será que o dinheiro rápido é que atraem muitos a essa aventura?
Sabemos que o poder público é muito vulnerável na garantia dos direitos fundamentais ao cidadão de bem, as altas taxas de juros, impostos e demais outras tributações que impõe ao brasileiro e seus agregados não retornam ao contribuinte de forma eficaz a justificar a arrecadação que anualmente bate recordes. Porém, em nosso país, apesar de todas as mazelas sociais ainda vemos oportunidades em diversos setores da sociedade que oferecem chances para que o jovem e qualquer outra pessoa, independente da faixa etária, possam se qualificar, inclusive os programas governamentais. E neste aspecto não podemos ser ignorantes a ponto de dizer que os governos não fazem nada, há muitas oportunidades, poderia ser melhor? Poderia. Mas a busca e o aperfeiçoamento é algo estritamente pessoal, se há oportunidades de começar, tem de haver a boa vontade de continuar ao seu melhoramento social e financeiro.
E mesmo com todas as dificuldades sociais e a defasagem do serviço público em diversos setores, há muita gente se qualificando em nosso país nestes programas sociais. E apesar das tentações do dinheiro fácil, muitos resistem, lutam e vencem, talvez levando um tempo considerável, mas vencem. E porque a criminalidade deve ser justificativa a falta de oportunidades? Será que é mais vergonhoso vender balas de que assaltar e provocar pânico e traumas nas pessoas? E será que estes fins devem justificar esses meios?

Marcelo Passos


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...