quinta-feira, 29 de março de 2018

Maioridade Penal




A discussão em torno da redução da maioridade penal é sempre um tema bastante complexo e que há anos se debate a necessidade de uma medida mais enérgica para conter os ímpetos e as ações criminosas destes ditos menores.
E a sociedade esta cada vez mais refém dessa criminalidade, pois não há por parte do governo a devida e exemplar punição, primeira pela fragilidade e ineficácia da lei neste quesito e outra pela inoperância tanto do executivo quanto do legislativo em adiantar e promover a alteração da lei e logo colocar em pratica tais medidas punitivas a defender o cidadão.
Alguns defendem que o Estado deva promover a ressocialização destes menores como de demais outros detentos, o que seria uma excelente medida se houvesse efetivamente o interesse daquele delinqüente.
Porém, sabe-se que não é dever do Estado arcar com este tipo de medida, ou seja, ensinar bons modos a cada um, pois a penitenciaria existe para que o infrator cumpra a sua pena para com a sociedade, mas mesmo assim há programas para a readaptação dessas pessoas em sociedade.
E, no entanto a medida somente terá algum resultado positivo se o individuo quiser e tiver boa vontade consigo mesmo, caso contrário a situação daquele detento continuará inalterada perante a sociedade. Infelizmente essa que é a cruel realidade e o retrato do crime em nosso país.
E não há desculpas para promover o mal como alguns destes contraventores gostam de justificar como na falta de oportunidades no mercado de trabalho, entretanto há muitas chances e inclusive de graça para aquele que quer vencer na vida. As dificuldades sempre existirão, mas aquele que acredita sempre vencer, já a facilidade do dinheiro fácil adquirido pelo crime, lamentavelmente o destino é dos mais tristes que uma família possa enfrentar.

Marcelo Passos


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...