Um dos resultados mais importantes do Choque de Gestão de Aécio Neves em Minas Gerais está na área de educação.
Minas é hoje uma das referências em educação básica no país em razão de uma série de projetos e programas inovadores que tiveram, como objetivo único, melhorar a qualidade do ensino público oferecido a crianças e jovens.
Minas foi o primeiro estado brasileiro a trazer as crianças de seis anos para a escola, garantindo um ano a mais no ensino fundamental da rede pública. Implantou o programa do aluno em tempo integral, reformou escolas, entregou milhares de livros e equipamentos.
O resultado está nas avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostra Minas, graças ao Choque de Gestão de Aécio Neves, com os melhores anos iniciais do ensino fundamental do país. O Estado está entre os cinco primeiros nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio e também está à frente na conquista de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Todos esses resultados motivaram a vinda, recentemente, de uma delegação do Ministério de Educação da Colômbia a Minas.
Os colombianos reconheceram o Choque de Gestão de Aécio Neves como bom exemplo a ser seguido. Eles destacaram como principais pontos o envolvimento da comunidade com a gestão das escolas e o processo de indicação de diretores e as avaliações educacionais pioneiras em Minas.