quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aécio Neves 2014: tardiamente, governo federal segue exemplo de MG


Aécio Neves 2014: modelo de acompanhamento pedagógico de Minas Gerais tem muito o que ensinar ao Brasil 

Tardiamente, o governo federal enxergou em Minas Gerais as boas ações que fizeram o estado saltar para a liderança nacional em relação à Educação e ao aprendizado de seus alunos. Talvez temendo cacifar Aécio Neves para 2014, o PT, mesmo reconhecendo os avanços conquistados pelos mineiros nesta área, sempre se negava a nacionalizar alguns programas e boas práticas. O faz somente agora ao lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PINAIC), uma espécie de medida similar ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) adotado por Minas Gerais desde 2007.

O PIP nasceu, concretamente, com o objetivo de garantir a alfabetização no tempo certo, ou seja, até os oito anos de idade. Veio como uma ação global para acelerar os ganhos que a educação pública de Minas Gerais vinha colhendo desde 2003, quando o estado foi o primeiro a adotar o Ensino Fundamental de nove anos no país – em 2004 – e também criou um sistema próprio de avaliação do nível de alfabetização destes alunos, o Proalfa, em 2006.
E sem dúvida alguma, o PIP é responsável pelos resultados alcançados: quase 90% destes alunos, hoje, estão dentro do nível recomendável de aprendizado. Para tanto, apresenta-se como uma estratégia de apoio à escola, para assegurar o acompanhamento e a orientação do trabalho do professor, em sala de aula, e do gestor na administração escolar.

O PIP conta com materiais de apoio para suporte à prática docente, bem como promove capacitações periódicas, seja sobre a utilização dos recursos pedagógicos disponibilizados, seja para o aperfeiçoamento continuado dos professores. O Programa de Intervenção Pedagógica desenvolve ações coletivas que envolvem a direção das escolas, especialistas, professores, pais e toda a comunidade escolar, buscando garantir o sucesso educacional dos alunos e, portanto, o sucesso das escolas.

O PINAIC, criado agora pelo governo federal, tem o mesmo objetivo do programa que o Governo de Minas já adota há seis anos com sucesso. Por aí se vê como uma administração ditada pelo interesse partidário, como é o caso do governo federal comandado pelo PT, pode prejudicar o país. Já poderia estar ajudando os alunos brasileiros há mais tempo, não fosse o olho do governo na disputa que travará em 2014 com Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...