quinta-feira, 25 de abril de 2013

Eleições 2014: Aécio Neves e a reforma política


Eleições 2014: Aécio Neves defende reforma política ampla e o fim da reeleição


Pré-candidato nas Eleições 2014, Aécio Neves está mostrado ao país com clareza quais são as bandeiras que defende e um estilo de fazer política muito diferente do que o PT e Dilma Rousseff têm apresentado. Tem sido um estadista de primeira classe ao pensar o Brasil como uma federação; um talentoso articulador no trato com as demais correntes políticas além do seu partido, o PSDB e extremamente coerente com as bandeiras que defendeu durante toda sua vida pública. Como é o caso da reforma política.

Desde 2003, quando assumiu pela primeira vez o Governo do Estado de Minas Gerais, apoiado por arco recorde de alianças partidárias, Aécio Neves lança sua voz em defesa das reformas estruturantes necessárias para que o país avance com justiça social e equilíbrio fiscal e econômico.

A reforma tributária sempre esteve na pauta que Aécio Neves levava a Brasília em todas as ocasiões em que se reunia com o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano sempre falava da necessidade de uma revisão do pacto federativo, partindo do pressuposto que era preciso evitar um colapso entre os entes federados frente a crescente concentração de recursos nas mãos da União.

As reformas trabalhista e previdenciária também estavam entre as prioridades que Aécio Neves defendia para as discussões no Congresso Nacional, amparadas pelo governo federal e pelos estados. Eram, para ele, base fundamental para se chegar a um país mais justo.

E uma quarta reforma sempre foi tratada como prioritária pelo senador mineiro: a política. Entre as questões que ele sempre defendeu estava o fim da reeleição, o mandato de cinco anos e o financiamento público de campanha. Uma coerência de pensamento digna de um estadista.

Há mais de dez anos, o tucano mineiro tem cobrado do governo federal o apoio para que a reforma política definitivamente fosse colocada em pauta, votada e aprovada no Legislativo. Infelizmente, mesmo com ampla maioria no Congresso Nacional, os três governos do PT nunca se moveram em prol desta e de nenhuma outra reforma estruturante.

A coerência política a fidelidade a seus princípios certamente serão excelentes cartões de visita de Aécio Neves nas Eleições 2014.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...