quinta-feira, 11 de abril de 2013

Choque de Gestão: Aécio Neves e o estado municipalista


Mais do que uma inovação na administração pública, o Choque de Gestão criado por Aécio Neves é um modelo municipalista de governança estadual


Minas Gerais vive um novo tempo desde a implantação do Choque de Gestão, por Aécio Neves, em 2003. Experimenta uma nova maneira de ser administrada, onde o planejamento não vem de cima para baixo, mas sim, da realidade de cada município para só depois se entender o todo.

É no município que o cidadão mora; são os prefeitos quem conhecem de perto as agruras das pessoas. A frase não é nova e tem dono. Foi com ela que Aécio Neves conduziu suas equipes de governo para que sempre desenvolvessem suas ações e programas com os olhos voltados para a realidade municipal.

Foi sendo municipalista que Aécio Neves, ao assumir seu primeiro mandato, enxergou que mais de 200 cidades mineiras não possuíam ligação asfáltica; outras 400 não tinha infraestrutura de telefonia móvel; menos de 20% dos municípios mineiros não possuíam locais adequados para a disposição do lixo, entre outras mazelas.

Foi daí que Aécio Neves lançou o Proacesso para colocar 100% dos municípios com ligação asfáltica; firmou parceria público-privada (PPP) com as operadoras de telefonia celular para universalizar o serviço nas 853 cidades mineiras e criou o programa Minas sem Lixões para atender a determinação de chegar a 2015 com aterros sanitários instalados e funcionando em todos os cantos do estado.

Na área da saúde, por exemplo, o Governo de Minas conseguiu reverter o quadro de desequilíbrio na rede pública porque reforçou o atendimento primário e aportando recursos em hospitais regionais, por meio do Pro-Hosp. Novamente a ideia de levar a presença do estado para perto do cidadão e não o contrário, quando é o cidadão que precisa se deslocar até onde a administração pública decide ofertar os serviços.

O que fez Minas Gerais ter um salto de desenvolvimento nos últimos 10 anos foi esta diferença de postura das administrações estaduais do PSDB. Elas trabalharam pelos municípios e continuam a fazer isso. Mais do que um modelo estadual de administração, o Choque de Gestão foi o resultado da veia municipalista de Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...