segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre aos 87 anos a ex-ministra britânica Margaret Thatcher

Primeira mulher a ocupar o cargo, ela teve um derrame no início da manhã


Morreu aos 87 anos a ex-primeira ministra britânica, Margaret Thatcher . Primeira mulher a assumir o cargo no país, Thatcher sofreu derrame no início da manhã desta segunda-feira (8). Em dezembro do ano passado, ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um caroço na bexiga.

Margaret  permaneceu por três mandatos consecutivos na função, entre 1979 e 1990. Seu estilo autoritário lhe rendeu o apelido de "Dama de Ferro". Figura dominante na política inglesa no século XX, seu “thatcherismo” influencia políticos até hoje.

Aconselhada por seus médicos a não falar em público, desde 2002 a ex-ministra não comparecia em audiências. Ela sofreu uma série  de pequenos derrames que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória.

Em 2008, sua filha Carol escreveu em suas memórias, que Thatcher tinha dificuldades para terminar as frases e esquecia que o marido, Denis, havia falecido em 2003.

História

Margaret Hilda Roberts nasceu em Grantham, Lincolshire em 13 de outubro de 1925.  Seu pai era pastor e membro do conselho da cidade. Ela cursou química na Universidade de Oxford, onde foi presidente da tradicional Associação Conservadora, composta por alunos e se formou advogada em 1954. Em 1951, casou-se com Denis Thatcher, um rico homem de negócios, com quem teve dois filhos gêmeos, Carlo e Mark.

Carreira política

Em 1959, Tatcher se tornou membro do Partido Conservador no Parlamento de Finchley, ao norte de Londres, onde cumpriu mandato até 1992. Seu primeiro cargo parlamentar foi de ministra-assistente para previdência no governo de Harold Macmillan.

Quando o partido Trabalhista assumiu o poder (1964 -1970), ela ocupou diversos cargos no gabinete de Edward Heath. Heath se tornou primeiro-ministro em 1970 e Thatcher, sua secretária de Educação.

Durante o período em que ficou na pasta, ela aumentou o orçamento da educação no país, mas foi criticada por abolir o leite que era gratuito em escolas para crianças. A medida polêmica lhe deu o apelido de “Thatcher the Milk Snatcher”, algo como “Thatcher a Ladra de Leite”.

Após nova derrota dos conservadores, em 1974, Thatcher disputou a liderança do partido com Heath e, para surpresa de muitos, venceu a indicação. Em 1979, o Partido Conservador venceria as eleições gerais e ela se tornaria primeira-ministra, aos 54 anos.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...