segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aécio Neves: biografia - Dia de Minas e a importância de Minas


O dia 16 de julho faz parte da biografia de Aécio Neves e outros grandes políticos, quando se reverencia o Estado de Minas Gerais.


Assim, surge a oportunidade de relembrar os grandes mineiros que viveram pelo Brasil.

Consta na biografia de Aécio Neves, Itamar Franco, Tancredo Neves e de tantos outros grandes estadistas, a passagem como governador de Minas Gerais. Às vezes, fato esquecido frente à grandiosidade de outros postos, mas que merece uma reflexão profunda nesta segunda-feira, dia 16 de julho de 2012, quando se comemora o Dia do Estado de Minas Gerais.

Há de se lembrar mesmo do período da República Velha, onde São Paulo e Minas Gerais formavam as correntes de pensamento de uma país ainda em formação. E por de trás das montanhas mineiras, ecoava sempre os brados por liberdade e por um pacto pela federação forte.

Veio o golpe da ditadura que interrompeu de forma violenta e brusca todo o processo de maturidade política e de formação de um sentimento de amor ao país. Foram duas longas décadas vivendo sob o medo e mão de ferro sobre qualquer tentativa de fortalecimento de uma federação de respeito mútuo entre seus entes.

Tancredo Neves foi a voz que uniu o país naquele momento. E do alto de sua sabedoria política, moldada em terras mineiras, comandou o movimento pelas Diretas Já que, mesmo fracassando no seu intuito primeiro – a eleição de presidente da República pelo voto direito -, trouxe de volta ao Brasil a possibilidade da liberdade. E, principalmente, a retomada do caminho de formação de uma federação, interrompido em meados da década de 1960.

Após uma década da redemocratização do Brasil, surge outro mineiro, que mais tarde se tornaria governador de Minas, para escrever um dos mais importantes capítulos da história brasileira: o processo de estabilidade econômica.

Itamar Franco, alçado à Presidência da República num dos momentos mais delicados da política recente do Brasil, foi o grande líder da equipe capitaneada por Fernando Henrique Cardoso que criou o Plano Real, colocando fim ao processo de hiperinflação que corroia a estabilidade econômica, social e até mesmo emocional dos brasileiros.

E hoje, já com a passagem como governador de Minas em sua biografia, Aécio Neves desponta como mais um estadista vindo das terras montanhosas do Brasil Central capaz de unir os quatro cantos do país na luta por um novo pacto federativo.

Seja na formação do Brasil como nação autônoma, no processo de redemocratização do país ou na tão sonhada estabilidade econômica e social, sempre lá estiveram grandes estadistas mineiros. E esperamos, seja também na recuperação do pacto federativo que estados e municípios clamam com urgência, sob o comando de Aécio Neves.

Por estes e outros marcos históricos em que ex-governadores mineiros se destacaram no amor pelo Brasil, devemos saudar este dia 16 de julho de 2012 com toda a reverência que Minas Gerais merece.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...