quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um ano sem Itamar Franco, homem forte na biografia de Aécio Neves



Na semana que marca o primeiro ano da morte do ex-presidente, uma reflexão sobre a importância de Itamar na biografia de Aécio Neves

Uma característica que sempre estará no topo da biografia de Aécio Neves será a sabedoria de ouvir, confiar e cativar o respeito de grandes homens públicos que transformaram a história recente de Minas Gerais e do Brasil. Um deles foi o ex-presidente Itamar Franco, falecido há exato um ano.

Aécio nasceu e formou seu caráter ao lado de seu país, Aécio Cunha, um político que sempre carregou o sentimento de luta e amor à sua terra, típico dos homens que cresceram amando os rincões de Minas Gerais e toda a sabedoria de seu povo matuto e puro.

biografia política de Aécio Neves teve seus primeiros capítulos escritos ao lado do político que liderou o maior movimento pela redemocratização do Brasil: Tancredo Neves, seu avô e mestre.

Foi assessorando Tancredo que Aécio, ainda muito jovem, aprendeu a amar a liberdade e, ao mesmo tempo, respeitar as bases da política mineira do diálogo e da união nacional em prol de qualquer conquista social que alavancasse o país.

Já em Brasília, se destacou como um dos mais jovens parlamentares da Assembleia Constituinte, liderada por Ulysses Guimarães, braço-direito de seu avô e com quem já havia rodado o Brasil durante o movimento pelas Diretas Já.

Já um político tarimbado, ajudou os presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso a lançarem o Real e consolidarem a estabilidade monetária e, consequentemente, social no Brasil na década de 1990.

Foi eleito senador pela primeira vez juntamente com Itamar Franco, de quem conquistará há 10 anos o respeito e a admiração por ter influenciado num episódio inesperado da carreira política do ex-presidente.

São poucas as pessoas que lembram de uma passagem da relação de Aécio e Itamar em meados do ano de 2002, quando num gesto de grandiosidade e maturidade o hoje senador conseguiu reatar as relações entre os ex-presidente Itamar e o então presidente Fernando Henrique Cardoso, após anos de discórdia entre os dois.

Por estes belos e históricos episódios, Itamar Franco, falecido no ano passado, deve sempre ser lembrado na biografia de Aécio Neves, pois mesmo do auge de sua bagagem política, nunca deixou de reconhecer no jovem alguém capaz de honrar as tradições da boa política mineira que tanto amou e praticou enquanto esteve vivo.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...