quarta-feira, 19 de março de 2014

Metroviários cumprem promessa e fazem paralisação total nesta quarta

Nenhum metrô funciona e as estações estão com as portas fechadas; estações do Move ficaram lotadas

Desobedecendo uma liminar da Justiça para que 70% da frota funcionasse no horário de pico, os metroviários cumpriram a promessa e, na manhã desta quarta-feira (19), fazem uma paralisação geral. Com isso, muitos passageiros optaram por usar o Move e as plataformas no novo sistema ficaram lotadas.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), todas as estações estão com as portas fechadas. Com a paralisação de alerta, pelo menos, 230 mil usuários devem ser prejudicados até o fim do dia.

"Não sou de assistir muita televisão e, por isso, não sabia da paralisação. Tenho que ir trabalhar perto do bairro União e não sei como sair do Eldorado sem ser de metrô. Acho que vou voltar para casa", disse a doméstica Simone da Silva Rosa, de 26 anos.

No fim da noite dessa terça-feira (18), a categoria já havia decidido por parar totalmente com as atividades mesmo com a CBTU conseguindo pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais o documento que previa o funcionamento de no mínimo 70% dos trens, no horário de 5h30 às 9h e das 17h às 20h, e de no mínimo 50% nos demais horários. A multa para o descumprimento da liminar é de R$ 50 mil por dia.

A paralisação de 24 horas é para manifestar contra a privatização do setor na capital, uma vez que o metrô deve passar a ser administrado pela Metrominas. Segundo  Sindicato dos Metroviários e Conexões do Estado de Minas Gerais (Sindimetro-MG), a categoria não tem informações sobre o novo sistema que pode, segundo eles, causar o  aumento da passagem e o desemprego de alguns funcionários.

O grupo pretende fazer uma passeata a partir das 9. O ato vai começar na praça da Estação, no centro da cidade,  e vai até a sede do Ministério Público do Trabalho, na avenida Bernardo Guimarães. Às 10h30 eles fazem nova reunião.

Mais ônibus

Segundo a BHTrans, por causa da paralisação dos metroviários, vai haver um reforço de linhas de coletivos, principalmente as linhas que atendem as estações Vilarinho, em Venda Nova e São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte.

Move

Até as 8h, as estações do Move ficaram cheias e os ônibus que que seguiam para o centro da capital estavam superlotados. Uma das portas de um dos veículos chegou a agarrar na plataforma e os passageiros tiveram que desembarcar para que o equipamento voltasse ao lugar e, em seguida, continuaram a viagem.

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/metrovi%C3%A1rios-cumprem-promessa-e-fazem-paralisa%C3%A7%C3%A3o-total-nesta-quarta-1.810157

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...