quarta-feira, 19 de março de 2014

Tailândia detectou avião não identificado após desaparecimento

A Tailândia detectou um "avião não identificado" que mudou várias vezes de direção ao examinar as informações dos radares correspondente ao momento do desaparecimento do voo MH370, anunciou o porta-voz da Aeronáutica do país.

A pedido das autoridades da Malásia, a Tailândia verificou na segunda-feira as informações enviadas pelos radares da região sul do país, disse o porta-voz Monthon Suchookorn.

Os radares mostraram que no 8 de março "às 0H28, seis minutos depois do desaparecimento do voo MH370, um avião não identificado voava em direção sudoeste", no sentido oposto à trajetória prevista pelo Boeing 777 entre Kuala Lumpur e Pequim, declarou à AFP.

O horário corresponde à última transmissão do transponder do voo MH370 (1H21 horário da Malásia, 0H21 horário da Tailândia), em alguma parte entre a costa leste da Malásia e o sul do Vietnã.

"A aeronave seguiu para mais longe, ao sul, até Kuala Lumpur e o estreito de Malaca, antes de seguir para o norte, para o mar de Andamão, ao oeste da península malaia", completou Suchookorn.

O sinal, que não era nítido e intermitente, desapareceu então, segundo o porta-voz militar, que repassou a informação a Kuala Lumpur.

"Não é possível confirmar que o avião era o do voo MH370", insistiu Suchookorn.

"A aeronave não estava no espaço aéreo tailandês nem era uma ameaça para a Tailândia", completou.

O avião decolou de Kuala Lumpur no sábado 8 de março às 0H41 (tarde de sexta-feira no horário de Brasília) com 239 pessoas a bordo e destino a Pequim, mas desapareceu das telas dos radares 40 minutos depois.

A investigação entra no 12º dia sem qualquer indício dos destroços do Boeing 777 e com poucos elementos conhecidos, muitos deles contraditórios, o que transforma este desaparecimento em um dos grandes mistérios da aviação moderna.

Ao mesmo tempo, a polícia das Maldivas anunciou que examina os depoimentos divulgados por um site de notícias da ilha de pessoas que afirmam ter visto um "grande avião voando a baixa altitude" no dia do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines.

O portal Haveeru afirma que alguns moradores viram um grande aviãi sobrevoando uma ilha remota do arquipélago, Kuva Huvadhoo, em 8 de março.

As testemunhas afirmam que viram um avião branco com faixa vermelhas que seguia para o extremo sul do arquipélago.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...