segunda-feira, 24 de março de 2014

Vigilância Sanitária alerta sobre comida fora de casa em BH

A interdição de dois estabelecimentos do ramo alimentício chamou a atenção dos belos-horizontinos nos últimos 15 dias. Tradicionais e localizadas em áreas nobres da cidade, a padaria Vianney, no bairro Funcionários, região central, e a churrascaria Raja Grill, no São Bento, zona Sul, foram denunciadas às autoridades por consumidores que desconfiaram do descumprimento de normas sanitárias.

O cliente é essencial na descoberta de irregularidades, afirma Maria Tereza Oliveira, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “É um verdadeiro termômetro, pois está continuamente vigiando”, observa. No ano passado, houve 41.415 vistorias em estabelecimentos na cidade, como restaurantes, salões de beleza, clínicas médicas, hotéis e bares. Trezentos e vinte e cinco foram interditados.

A maioria dos locais visitados são casas que vendem comida. As irregularidades mais comuns, segundo os fiscais, são acondicionamento inadequado de alimentos, presença de insetos e roedores, sujeira na cozinha, bancadas e banheiros, reaproveitamento de sobras, falta de ventilação adequada, balcão sem proteção, infraestrutura malconservada e produtos com validade vencida.

Boca no trombone

Mesmo agindo a partir de um cronograma de fiscalização, Maria Tereza Oliveira quer que a população denuncie as irregularidades encontradas nas casas comerciais.

“Cheque se o estabelecimento tem alvará da Vigilância Sanitária, e se o documento está em local visível. Verifique também se o ambiente está limpo e organizado, os alimentos expostos, protegidos, e se apresentam cheiro e cor característicos”, orienta.

Para o infectologista Carlos Starling, o cliente deve dar preferência a estabelecimentos cuja cozinha esteja à vista. “Não garante a inexistência de problemas, mas já é um indício de que o restaurante é idôneo”.

Funcionários que manipulam alimentos devem usar gorros e luvas para esse fim. “Mas se for um local com baratas e ratos, o melhor é ir embora e denunciar, pois a situação é caótica”, diz Starling.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pela internet, no site da Prefeitura de BH.

Alimento impróprio pode até matar

Má conservação, manipulação com pouca higiene e armazenamento de alimentos em temperaturas inadequadas podem causar doenças e até matar.

A gastroenterite é uma das patologias mais comuns. A infecção aguda acomete o estômago e o intestino, provocando vômito e diarreia.

“Crianças e idosos são mais vulneráveis, assim como pessoas portadoras de doenças imunossupressoras, como diabetes. A evolução pode levar à morte”, alerta o infectologista Carlos Starling.

BACTÉRIAS

No calor, é fundamental prestar atenção nas condições de armazenamento da comida, principalmente nas câmaras frias de supermercados e restaurantes.

“Dias mais quentes influenciam na proliferação mais rápida de bactérias em alimentos”, explica o médico.

Nesses casos, o consumidor deve ficar de olho no termômetro. Pratos quentes devem ser mantidos a uma temperatura superior a 60°C. Já os frios, abaixo de 8°C.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/minas/vigilancia-sanitaria-alerta-sobre-comida-fora-de-casa-em-bh-1.228974

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...