terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brasil 8, China 0


A Seleção Brasileira entrou em campo na noite desta segunda-feira, no Estádio do Arruda, em Recife, com uma enorme pressão após a vitória nada convincente sobre a África do Sul na semana passada. Mas desta vez, conseguiu um resultado mais satisfatório e mostrou um futebol melhor, ao golear a frágil China por 8 a 0. O adversário não mostrou nenhuma resistência, afinal é apenas a 78ª colocada no ranking da Fifa, mas de qualquer forma, foi um avanço.
Mano Menezes fez algumas mudanças. A disposição tática foi a mesma que a Seleção tem utilizado desde os Jogos Olímpicos, mas a escolha dos jogadores para cada posição estava diferente. A troca mais vistosa foi a de Neymar, que entrou no lugar de Leandro Damião como referência. O camisa 11 teve mais movimentação do que o centroavante costuma fazer, e ofereceu várias ocasiões. Tanto que fez três gols.
Lucas ficou na esquerda, enquanto Hulk do outro lado, e Oscar no meio, distribuindo as jogadas, aproveitando as infiltrações velozes de Ramires, que mostraram-se boas válvulas de escape. Ainda não foi a recuperação da Seleção, até pelo adversário, mas foi bem melhor do que aconteceu no Morumbi, quando a equipe saiu sob vaias.
O JOGO
Os lances de ataque não demoraram a sair. Ainda no início, Hulk armou pela esquerda, encontrou Oscar na entrada da área, cruzou para Neymar, que de cabeça, finalizou para fora. A Seleção tinha mais posse, mas nos minutos seguintes, chegou pouco no gol.
A maioria das jogadas eram em tentativas de longe: Lucas e Hulk tentaram. Depois de uma delas, o novo jogador do Zenit quase surpreendeu em um daqueles lances "cruzamentos/chutes".
Faltava soltar um pouco mais os jogadores do meio. Como o rival não saía para o ataque, não precisava ter Ramires preso lá atrás. E quando ele foi para cima, saiu o gol. Ele arrancou, tabelou com Oscar, e surgiu na frente de Cheng, e finalizou com categoria. Praticamente um gol do Chelsea.
Pouco depois, funcionou o posicionamento novo da Seleção. Hulk recuperou a bola na intermediária, passou para Oscar, que encontrou Neymar sozinho no meio da área, que tocou para o gol como se fosse um centroavante.
Mas Neymar estava tentando se movimentar mais do que um centroavante. De fato ele passava por todos os lados, em um momento, foi para o lado esquerdo, na linha do fundo, driblou o zagueiro e deixou Oscar na cara do gol, mas a finalização foi na trave. Já na reta final do primeiro tempo, mais uma chance incrível, recebeu lançamento de Daniel Alves, o defensor falhou, e o santista ficou na cara do gol, deu alguns dribles, deixou dois no chão, mas foi displicente na finalização.
SEGUNDO TEMPO E PORTA ABERTA
O posicionamento voltou a dar certo logo no início do segundo tempo, e bastante. Em apenas cinco minutos, o Brasil fez três gols. No início, Hulk arrancou na diagonal, cortando da direita em direção ao centro. Lucas acompanhou pelo outro lado e surgiu livre para receber e finalizar.
Pouco depois foi a vez de Hulk fazer o seu. Neymar arriscou de muito longe, e acertou um bonito chute no travessão. No rebote, de fora da área, o paraibano dominou, fez o dele, e homenageou todo o nordeste (e levou o amarelo por tirar a camisa).
Neymar fez o seu segundo na sequência. Marcelo fez jogada de linha de fundo, e o "camisa 11" voltou a ter presença de "camisa 9" para ampliar. A essa altura, a torcida já estava nas mãos da Seleção, demonstrava seu amor. Ainda mais com o terceiro dele.
Saída de bola errada da China. Oscar acabou achando Neymar sozinho na frente do gol, que mais uma vez, só teve o trabalho de empurrar para o gol. Depois disso, o Brasil colocou o pé no frio um pouco, e os orientais até tiveram uma chance, obrigando Diego Alves a trabalhar. Mas eles se complicaram sozinhos, fazendo o sétimo contra, após jogada de Lucas, que não conseguiu dominar uma bola, mas Jianye empurrou para o próprio gol.
Ainda tinha espaço para mais. Marcelo sofreu pênalti após bom passe de Oscar. Ele mesmo foi para a cobrança, e o fez com perfeição, já era o oitavo com menos de meia hora do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X CHINA
Local: Estádio do Arruda, Recife (PE)
Data-hora: 10/09/2012, às 22h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silveira (URU)
Cartões amarelos: Hulk (6'/2ºT)
Cartões vermelhos:
Gols: Ramires (22'/1ºT), Neymar (25'/1ºT), Lucas (3'/2ºT), Hulk (6'/2ºT), Neymar (8'/2ºT), Neymar (13'/2ºT), Jianye (contra, 24'/2ºT), Oscar (29'/2ºT)
BRASIL: Diego Alves, Daniel Alves (Adriano, 24'/2ºT), Dedé, David Luiz (Rever, 29'/2ºT) e Marcelo; Rômulo (Sandro, 33'/2ºT), Ramires (Arouca, 15'/2ºT), Oscar (Leandro Damião, 36'/2ºT) e Lucas; Neymar (Jonas, 24'/2ºT) e Hulk. Técnico: Mano Menezes
CHINA: Cheng, Peng, Jianye, Yang e Miao; Xuri (Renling, 33'/2ºT), Hao (Zhang, 12'/2ºT), Jian e Peng; Ting e Lin (Xu, 33'/2ºT). Técnico: José Antonio Camacho
...
Seleção Brasileira goleou a China, 8x0, uma marca de encher os olhos e confundir a cabeça até mesmo do mais pessimista torcedor, golear uma Seleção sem expressão, sem muita habilidade, não apaga a inexpressão da nossa Seleção. Mano Menezes ainda não convenceu a frente desse cargo, precisa de mais do que somente golear, tem de convencer. 
Quem vê videos das antigas Seleções Brasileiras, dará razão a esse comentário, até mesmo a Seleção tão combatida do Dunga era melhor, pelo menos os jogadores tinham a postura de querer mostrar e convencer que mereciam permanecer na equipe. 
Mas, aguardemos os próximos jogos e competições.
Marcelo Passos

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...