segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ousadia e álcool empurram jovens para mortes no trânsito



Nas redes sociais, eles publicam fotos de bebidas, convites para festas e frases que exibem o destemor diante de desafios. Na vida real, o que há é uma mistura de inexperiência e ousadia que têm levado cada vez mais jovens à morte em acidentes de trânsito. Apenas no último fim de semana, pelo menos três rapazes perderam a vida em Minas em diferentes colisões envolvendo pessoas com menos de 30 anos. O crescimento do número de vítimas nessa faixa etária preocupa especialistas. 

No último caso, na madrugada de ontem, quatro jovens se envolveram em uma batida, na MG-050, em Passos, no Sul de Minas, quando saíam de uma boate. Supostamente embriagado, o motorista, Rony Assad Freire Viana, 26, morreu na hora. Os passageiros ficaram feridos. 

Para especialistas, os jovens são inexperientes e abusam no trânsito por acreditarem que não haverá consequências. O comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar em Belo Horizonte, tenente-coronel Roberto Lemos, afirma que a maioria dos motoristas infratores flagrados nas blitze da capital são jovens e solteiros. "Eles não costumam pensar muito nos resultados e são mais afoitos", afirmou. 

Uma pesquisa feita pela Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), reforça a afirmação do policial. Ela mostra que mais da metade dos acidentados do país têm entre 18 e 34 anos. É nesse grupo também que está o maior índice de indenizações por invalidez permanente. Segundo o estudo divulgado no início do ano, o número de indenizações cresceu 45% na comparação do ano passado com 2010. 

Para a especialista em segurança no trânsito Heloísa Maria Barbosa, as autoescolas deveriam preparar melhor os candidatos, focando em direção defensiva. "O jovem pega a carteira sem malícia, despreparado para os riscos no trânsito", disse. "A impunidade nessas ocorrências faz com que os jovens não tenham medo de serem imprudentes", completou o advogado Carlos Cateb, especialista em crimes de trânsito. 


Outros casos. 

Na madrugada de sábado, o universitário Fábio Fraiha, 20, morreu ao ter seu carro atingido pelo também estudante Michael Lourenço, 22, que dirigia, segundo a polícia, embriagado. Ele tinha uma permissão provisória e dirigia uma Land Rover no bairro Belvedere, na região Cento-Sul. Na noite do mesmo dia, também na capital, Thiago Rocha Lage, 19, morreu após perder o controle da direção, rodar na pista e bater em uma árvore. Seu corpo será cremado hoje.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...