quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aécio apresenta emenda com compensação ao fim da guerra dos portos



BRASÍLIA - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou emenda ao projeto de resolução do Senado que acaba com a "guerra fiscal dos portos" (reduz e uniformiza a alíquota do ICMS de produtos importados, em operações interestaduais), estabelecendo um prazo de cinco anos para que os Estados sejam compensados pelas perdas que sofrerão com o fim dos programas de incentivos fiscais à importação.

Pela emenda, durante os primeiros cinco anos após a aprovação da resolução, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) fará o cálculo das perdas que cada Estado teve no ano anterior. O Estado terá um desconto no serviço da dívida com a União no valor da respectiva perda.

Aécio apresentou a emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas, como esse colegiado examina apenas a questão da legalidade e constitucionalidade da proposta, o tucano retirou a emenda e anunciou que vai apresentá-la na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), responsável pela análise de mérito. A reunião da CAE está marcada para a tarde desta quarta-feira.

O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), anunciou apoio do partido à emenda de Aécio. "A proposta é uma forma de garantir uma transição adequada para os Estados e, ao mesmo tempo, garantir a competitividade da indústria", disse Aécio. Para ele, a emenda pode significar uma "luz no fim do túnel" dessa discussão.
(Raquel Ulhôa/Valor)

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...