terça-feira, 24 de abril de 2012

Gideon Sundback. O homem do ziper



Nesta terça-feira (24), comemora-se os 132 anos de nascimento do engenheiro e inventor sueco-americano Gideon Sundback. O nome dele é normalmente associado às pesquisas que culminaram no desenvolvimento do zíper.





Nascido na Suécia e filho de um próspero fazendeiro, Sundback mudou-se para a Alemanha após o fim de seus estudos, onde ingressou na Escola Politécnica em Bingen am Rhein. Dois anos depois de ter se formado, emigrou para os Estados Unidos e começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company, na Pensilvânia. Em 1906, foi contratado pela Universal Fastener Company, sendo promovido, posteriormente, ao cargo de chefe de designer.

Entre os anos de 1906 e 1914, o engenheiro realizou grandes avanços no desenvolvimento do zíper ao aperfeiçoar trabalhos elaborados por outros engenheiros. Em 1913, criou duas fileiras opostas de dentes que, ao deslizar uma peça única entre ambas, se uniam e se fechavam. A sua invenção foi aprimorada nos anos seguintes e, em 1923, batizada oficialmente de zíper por Benjamin Franklin Goodrich, dono de uma indústria de borracha.


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...