segunda-feira, 26 de março de 2012

Marcelo Passos e Reinaldinho alerta: Ácaro, e não poeira, é o grande causador de alergia nesta época




Com a chegada, na última terça-feira, do outono, já podemos esperar dias mais frescos e secos em Belo Horizonte. É exatamente nessa época que crescem os números de ocorrências de problemas respiratórios, como crises alérgicas, gripes e até mesmo os ataques de asma. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é a poeira em si a grande vilã de quem sofre com esses males: são os ácaros.

Invisíveis a olho nu, esses parasitas se proliferam na poeira, logo, podemos dizer que eles estão em, praticamente, todos os lugares: cobertores, travesseiros, colchões, tapetes, cortinas, sofás e até nas roupas que usamos diariamente. Por isso, os ácaros são um alérgeno - fator capaz de desencadear uma alergia - considerado perene e responsáveis por cerca de 50% das alergias respiratórias e cutâneas.

Dentre os sintomas mais comuns, estão grandes quantidades de espirros, gotejamento de secreção - que passa diretamente do nariz pela garganta, coceira nos olhos, nariz e ouvidos e incômodo na garganta. Aproximadamente, 70% dos casos de asma e metade das rinites alérgicas pediátricas são causados por esses parasitas.

Uma pesquisa realizada recentemente na Europa demonstrou que, apesar de 78% das pessoas reconhecerem os problemas, elas os atribuem à poeira em si, e não às imensas quantidades de ácaros que habitam nela. Além disso, mesmo sabendo dos perigos e das consequências das doenças respiratórias, 73% dos entrevistados na pesquisa relataram achar ser possível conviver com uma alergia causada por ácaros. Assim, apesar de as pessoas acharem necessária uma ida ao médico, acabam por suportar os sintomas daquilo que elas julgam ser mais um incômodo que uma doença.

De acordo com o ex-presidente da Sociedade de Alergologia e Imunologia Pediátrica italiana, Francesco Paravati, as crianças são as mais afetadas pelos ácaros. "A epidemia alérgica que temos presenciado nos últimos 10 a 15 anos é ligada, em parte, às mudanças no estilo de vida e, em parte, ao fato de os ácaros atacarem, preferencialmente, as crianças", analisa o especialista em entrevista ao jornal "La Repubblica". Já os adultos sofrem mais com pólen e outros fatores.

Opção

Longa duração. "A chamada terapia dessensibilizante é um tratamento que deve ser realizado por, pelo menos três anos", informa Francesco Paravati, ex-presidente da Sociedade de Alergologia e Imunologia Pediátrica italiana.




Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...