terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aécio Neves, Choque de Gestão e nada de “pibinho”

Mesmo uma década após sua implantação, o Choque de Gestão de Aécio Neves mantém Minas Gerais crescendo mais que o Brasil.

No dia em que o Choque de Gestão de Aécio Neves e Antonio Anastasia deveria ser o assunto de um primeiro encontro com 10 prefeitos de capitais e grandes cidades brasileiras, em Belo Horizonte, os resultados da economia de Minas Gerais roubaram a cena. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck apresentou, nesta segunda-feira (11/12), um balanço preliminar mostrando que o estado acumula, no ano, um crescimento muito superior ao do Brasil.

Fruto da continuidade da política pública – O Choque de Gestão de Aécio Neves continua como modelo de seu sucessor, Antonio Anastasia -, o desempenho da economia mineira tem se destacado do quadro nacional, tanto em relação ao seu crescimento do PIB, aumento da produção industrial e atração de novos investimentos privados.

Enquanto o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenta de todas as formas explicar o resultado pífio do PIB brasileiro deste ano – a expectativa é que feche em torno de 1%, Minas Gerais atingiu 2,1% de variação positiva de seu PIB, no acumulado do ano (janeiro a setembro), segundo a secretária Dorothea Werneck. No mesmo período, o Brasil ficou apenas em 0,7%.

Em outubro, Minas Gerais já havia surpreendido, quando o IBGE anunciou os dados da produção industrial. O estado cresceu 2,8% de setembro para outubro, enquanto o Brasil não passou de 0,9%.

Ainda segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, em 2012, o Governo de Minas assinou 158 protocolos de intenções de investimentos, somando R$ 17,4 bilhões, com a criação de aproximadamente 66.000 empregos. Já neste ponto, outra marca importante vinda dos tempos da implantação do Choque de Gestão de Aécio Neves: um trabalho intenso do Estado para diversificar os setores da indústria em Minas e fazer com que todas as regiões fossem contempladas com investimentos, principalmente as mais pobres.

Perto de completar uma década e no momento em que entra definitivamente na Agenda Nacional, a economia mineira também ratifica a eficiente do Choque de Gestão de Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...