terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Luto: Morre Dona Canô aos 105 anos


Claudionor Viana Teles Veloso, a Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira, em casa na cidade de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano,  por volta das 10 horas. A matriarca da família Veloso ficou internada por seis dias e recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na última sexta-feira. Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico.

A mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia teve oito filhos - dois adotivos - e completou 105 anos há três meses, com a tradicional comemoração em casa e em missa reunindo amigos e a família, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti. Em dezembro, a matriarca assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.


Em mensagem publicada no microblog Twitter, nesta manhã, Caetano agradeceu a solidariedade de todos. Segundo o texto postado na rede social, o velório de Dona Canô será as 18 horas no Memorial Caetano (17 horas de Brasília). Ainda no horário local, a missa ocorre na quarta-feira, às 9 horas, na Purificação, e o enterro será no Cemitério de Santo Amaro, às 10 horas.


Biografia

A centenária baiana nasceu em 16 de setembro de 1907. Mãe de oito filhos, Dona Canô é viúva de José Teles Velloso, mais conhecido como "Seu Zeca", funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.

Conhecida por sua personalidade forte e receptividade, Dona Canô sempre participava da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reúne milhares de pessoas em toda região. Atrás da aparência frágil, Dona Canô escondia a força e a longevidade, sempre lutando para melhorar a cidade de Santo Amaro, onde acolheu moradores como uma mãe.

Homenagens

Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas suas memórias no livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra. 

Cantada por Daniela Mercury, a composição de Caetano Veloso que leva no título o nome da mãe "Dona Canô" descreve a relação que a matriarca tinha com seus familiares e amigos. 


Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...