quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Senador Aécio Neves (PSDB): “conta de luz pode baixar mais que 20%”

Proposta de fim de cobrança do PIS/Cofins na conta de luz foi apresentada pelo senador Aécio Neves do PSDB; Dilma prefere o silêncio.


senador do PSDBAécio Neves, surpreendeu a todos, nesta terça-feira (11/12), ao apresentar proposta para a redução superior a 20% no valor da conta de luz, patamar acima do que a presidente Dilma Rousseff prometeu durante a campanha eleitoral deste ano e já afirmou não ter condições de cumprir.

A proposta do senador Aécio Neves – PSDB – é de que o governo federal deixe de cobrar alguns tributos que incham o valor da conta de luz paga pelo cidadão brasileiros, com o PIS/Cofins e a Taxa de Fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Esse caminho levaria a uma diminuição da conta de luz maior que os 20% propostos (pelo governo federal), mas sem desorganizar um setor que precisa continuar investindo”, disse Aécio Neves – PSDB –, lembrando que a proposta empurrada a fórceps pela presidente Dilma traz o sério risco de causar um colapso no setor energético brasileiro, como já alertaram especialistas, inclusive, ligados ao PT.

Caso a presidente Dilma Rousseff se pronuncie e apoie a proposta de Aécio Neves, fará como o PSDB, que em São Paulo e Minas Gerais - dois dos estados que o partido governa – já tomou medida semelhante ao reduzir e até zerar a cobrança de impostos estaduais – ICMS – da conta de luz de famílias pobres.

Até o momento, a presidente Dilma e o PT preferiram se silenciar sobre a proposta, certamente porque não irão abrir mão de impostos pagos pelos cidadãos brasileiros que geram arrecadação para o governo federal.

Bom lembrar que a Medida Provisória 579, editada pela presidente, coincidentemente não gera perda de receitas de impostos para a União, ao contrário do que acontecerá com estados e municípios.

Mesmo que, numa visão realista, não se pode esperar muito, fica o desejo de que a presidente Dilma Rousseff se posicione sobre a proposta de redução maior que 20% apresentada pelo senador do PSDB Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...