sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MINEIRÃO: O GIGANTE ESTA DE VOLTA


Em 5 de setembro de 1965 mais de 130 mil pessoas foram à Pampulha abrir um estádio gigantesco: o Mineirão. Além dos belo-horizontinos, havia gente de todo o Estado e de outras partes do Brasil.

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Paulo Machado de Carvalho, encantou-se com o que viu, mas, em seu discurso, havia uma pontinha de inveja daquilo que via.

"O estádio é muito bonito, mas que pena que é um elefante branco", teria dito o dirigente a amigos. Ninguém confirma a frase, mas ela já está na memória do Mineirão, que hoje abrirá uma nova era.

Em 21 de dezembro de 2012, o Gigante da Pampulha muda de status. Deixa de ser um estádio de futebol e vira uma arena multiúso. "Belo Horizonte entrará na rota dos grandes shows internacionais", destaca o secretário de Estado extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda.

O futebol continuará como carro-chefe da nova arena. Lá, acontecerão três jogos da Copa das Confederações, já em 2013, e seis da Copa do Mundo de 2014. O Cruzeiro mandará todos os seus jogos no Gigante. Atlético ainda negocia com a Minas Arena, empresa que administra o estádio.

O Mineirão que, em 1965, mostrou o futebol mineiro para o Brasil se renovou para poder dar um salto ainda maior: mostrar qualquer que seja o dom dos mineiros para o mundo, não só com a bola nos pés.
Aquele que seria um "elefante branco" para um dirigente paulista que não acreditava no futebol mineiro viu partidas homéricas, títulos históricos e a consolidação de grandes clubes.

O lugar que um dia viu Pelé padecer, ouviu gritos de alegria e o silêncio da tristeza será reaberto pronto para ser palco de novas histórias de drama e felicidade.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...