...
Um novo ano estreia daqui umas horas e como no últimos tempos o primeiro mês começam as obrigações legais, IPTU, IPVA, entre uma série de impostos atribuídos ao cidadão em geral, assim como vários aumentos dos produtos de consumo e do bem estar das famílias brasileira, como aumento dos combustíveis, passagens coletivas, dos produtos da cesta básica, ou seja, muitas obrigações e o acatamento da soberania do Estado Democrático de Direito.
Não questiono a nossa contribuição aos cofres públicos, afinal de alguma forma há o retorno, claro que não da forma adequada e justa, boa parte das nossas contribuições desviam - se para setores de maior interesse eleitoral o que propriamente social.
Temos os prazos para pagar, de certo modo há algumas aberturas favoráveis que são propostas aos contribuintes, mas e se não pagar? Todo sabem que aquele contribuinte em débito com o Estado Democrático de Direito sofrerá as duras sanções governamentais. Se deixar de pagar os impostos do seu veículo ,o primeiro policial a lhe cobrar os documentos, cumprirá a ordem de apreender o veículo sem qualquer argumentação, sendo que também aquele policial pode esta em débito com Estado, mas cumpre seu dever.
Se deixar de pagar os impostos da sua residencia, em breve haverá um oficial de justiça a sua porta para que você esclareça perante a autoridade magistrada o motivo do debito e os riscos para o não cumprimento da "obrigação".
Se você meu querido cidadão for ao hospital público, você deve entender que não a verba suficiente para atender toda a demanda e você deverá entender a precariedade do serviço da saúde. E você também meu querido motorista que nestas férias de janeiro que quer passear, arruma seu carro, faz um check up completo como manda o bem estar coletivo e no curso da sua viagem o pneu do seu carro estoura por causa daquele buraco no meio da pista. Que chato né... mas você tem que entender que não ha verba do Governo para asfaltar alguns ou longos trechos.
E você que leva sua família ou sua namorada ou então sai com os amigos para divertir na rua, ao qual você tem o direito de desfrutar, afinal você é contribuinte né!? A sim, então você tem direito de andar livremente e se divertir dentro dos princípios do respeito coletivo, mas você acaba se ser vitima de um assalto, levaram sua carteira ou seu carro. Que coisa horrível, mas você deve entender que o Estado ta fazendo sua parte, mas não tem verba para te proteger totalmente, como aumentar o efetivo policial, equipar mais os policiais.
Nossa me sinto tão mal em falar que o Estado Democrático de Direito não consegue retribuir a nós cidadãos contribuintes um retorno eficaz dos direitos fundamentais previstos em LEI, será que estou sendo radical demais? Agora eu, você, seus amigos, seus familiares devem cumprir suas obrigações, senão o Estado Democrático de Direito te pega de jeito, porque você não cumpriu a sua parte.
Marcelo Passos
...