quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quem deixar carro em casa pode pagar menos IPVA


O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), considera a possibilidade de dar desconto no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem deixar o carro em casa e optar por transportes alternativos ou públicos. A declaração foi feita ontem, no lançamento do evento "Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes", realizado na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

Na ocasião, Malheiros defendeu que é preciso repensar a cobrança do tributo. "É justo quem deixa o carro em casa pagar o mesmo valor de quem circula?", questionou o vice-prefeito. 

O objetivo do evento - que contou com o apoio de autoridades municipais, estaduais e federais ligadas ao assunto - é aprofundar a discussão sobre problemas de mobilidade que comprometem a vida do cidadão, como os constantes engarrafamentos e as frequentes queixas de usuários sobre a qualidade do transporte público na capital e na região metropolitana. "A nossa função é discutir com os atores e desenvolver leis que possam impactar na vida das pessoas", explicou o presidente da ALMG, deputado Diniz Pinheiro (PSDB). 

Na busca de soluções concretas, a ALMG vai promover reuniões a partir do próximo mês, para permitir o debate entre poder público e sociedade civil, seguindo as determinações da Lei Federal 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Para o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, o governo tem investido em melhorias para o setor, a começar pela ampliação do metrô, em Belo Horizonte, "solução para o transporte de massa". 

Especialista. Para o consultor em engenharia de transporte e trânsito Osias Baptista Neto, o foco na eficiência é o caminho para a boa mobilidade urbana. "Temos que aumentar o transporte público e restringir o privado. Não consigo resolver a questão da mobilidade sem atender ao conjunto", disse.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...