quinta-feira, 13 de junho de 2013

10 dicas para economizar combustível

Devido a safra recorde de cana-de-açúcar no início do ano, o governo cortou impostos e aumentou a quantidade de álcool na gasolina, com o intuito de forçar uma queda no preço do etanol. A queda aconteceu, mas pouco desse resultado chegou ao consumidor final. Nas usinas, o preço do etanol caiu 20% entre abril e março de 2013, já nas bombas dos postos de gasolina, a estimativa é que a redução tenha sido de apenas 3%.

Para otimizar a economia é necessário que o motorista tome alguns cuidados. Carregar muito peso, usar o ar condicionado sem necessidade e pegar trânsito são apenas alguns dos fatores que causam gastos extras no bolso. "O consumo de combustível está relacionado com o estilo de dirigibilidade do veículo, ou seja, com o condutor", explica Milad Kalume Neto, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da consultoria automotiva JATO Dynamics do Brasil. Abaixo, você confere dicas do especialista para andar mais e gastar menos.
Manter as janelas fechadas
Estudos indicam que o uso do ar condicionado é mais eficaz do que deixar o vidro aberto, especialmente trafegando em velocidade mais alta, devido a resistência do ar no veículo. Mas não abuse, o ar condicionado provoca um aumento de 20% no consumo de combustível.
Poupar dispositivos elétricos
Faróis auxiliares, limpadores de para-brisa, ar condicionado, entre outros devem ser utilizados apenas pelo tempo necessário. Esses dispositivos elétricos podem provocar um aumento de consumo de até 25%, se forem utilizados sem limitações.
Evite o trânsito
Quando possível, evite horários de pico e verifique se existem caminhos alternativos, com menos congestionamento, para chegar ao seu destino. Manter a velocidade do veículo constante ajuda a economizar combustível.
Nunca use ponto morto na descida
Descidas de serras ou montanhas não devem ser feitas em ponto morto. O certo é descer engrenado e sem acelerar. Assim, o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor evitando qualquer consumo. Ao usar o ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta.
Evite carregar excesso de peso
O aumento do peso, aumenta a resistência com o ar e, consequentemente, o consumo. Bagageiros de teto, por exemplo, podem ser retirados quando não estiverem sendo usados.
Troque as marchas corretamente
Quando marchas mais baixas são usadas em alta velocidade e vice-versa, o motor consome mais combustível. Seguir as orientações do manual do veículo é uma boa dica para ter conhecimento da velocidade ideal para as trocas de marcha.
Manter os pneus calibrados
A pressão baixa nos pneus provoca aumento do consumo, além de desgastar o carro. O mesmo acontece se o veículo estiver desalinhado.
Evite acessórios não homologados pelo fabricante
Aerofólios, spoilers e outros aparatos aerodinâmicos não testados pelo fabricante também aumentam a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível.
Fazer a manutenção do carro regularmente
É necessário checar regularmente e substituir o que for necessário. Um motor desregulado provoca aumento de consumo, além de desgaste prematuro do veículo. Usar óleo correto e procurar sempre assistência técnica autorizada ajudam na boa manutenção.
Não é preciso aquecer o motor
Se o tempo estiver frio, um rápido aquecimento, de até 30 segundos, já é suficiente para seguir com o carro. Evite grandes acelerações ou alto regime de rotação, que aumentam o gasto de gasolina

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...