quarta-feira, 12 de junho de 2013

Passageiro sem cinto no banco traseiro pode se transformar em míssil humano

Um ocupante no banco de trás do veículo sem o equipamento de segurança ganha uma massa equivalente a um animal gigantesco e esmagar o pode ocupante da frente em caso de freada forte ou batida



Você deu carona para alguns amigos. A conversa está animada e o papo rola solto sobre futebol, mulher, política etc., mas passa longe do tema segurança, já que os dois que sentaram no banco traseiro não colocaram o cinto de segurança. Fique ligado, pois, em caso de um acidente, os dois amigos que estão no banco de trás podem se transformar em terríveis inimigos, colocando em risco as próprias vidas, a sua e a do passageiro que está no banco da frente, mesmo que vocês estejam usando cinto. Em caso de choque, como eles estão soltos, serão arremessados contra os ocupantes dos bancos dianteiros, esmagando-os. Dependendo da velocidade em que ocorrer a batida, o peso da pessoa pode ser multiplicado por até 40 vezes.

Vários estudos realizados no Brasil mostram como as pessoas não têm o hábito de usar o cinto de segurança no banco traseiro. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 revela que 62,7% dos passageiros que sentam no banco de trás de carros de passeio ou vans não usam o dispositivo de segurança. Já entre os que sentam nos bancos dianteiros, esse número cai para 27,8%. Outro estudo realizado em 2009 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, o maior centro urbano do país, apresenta dados desanimadores: apenas 11,2% dos adultos e 25,3% das crianças usavam cinto no banco de trás, enquanto que, na frente, o índice era de 92,9% entre adultos e de 88,2% entre crianças. 

PESO DESTRUIDOR 

Mas não adianta nada conseguir altos índices de uso do cinto de segurança apenas nos bancos dianteiros. Boletim divulgado recentemente pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) alerta para os riscos gerados por essa atitude. De acordo com o informativo, “quando há uma batida de carro, as desacelerações são muito bruscas, e qualquer pessoa (ou objeto) solta no veículo pode atingir um peso elevado quando arremessado”.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...